top of page

5 práticas para ser um profissional desejado no mercado de trabalho em 2023

Ser promovido, liderar, ganhar mais... todos nós temos objetivos e sonhos que gostaríamos de alcançar em nossa carreira. Você tem clareza sobre onde deseja chegar?

Independente de qual for o seu próximo passo na carreira, desenvolver e aprimorar soft skills é a chave para sua evolução. A dedicação e a energia que você coloca em desenvolver suas competências pessoais vai te trazer um grande diferencial competitivo para sua carreira. Por exemplo, você pode alcançar todas as suas metas, mas se não for capaz de demonstrar essas conquistas, dificilmente as oportunidades de desenvolvimento profissional aparecerão para você.

Para se tornar um profissional desejado no mercado de trabalho, habilidades como boa comunicação, capacidade de trabalhar em equipe e outras competências pessoais são essenciais e todo profissional precisa desenvolver.

Para você que deseja ser um profissional desejado no mercado de trabalho, preparamos uma lista com 5 práticas profissionais para você focar e evoluir na sua carreira em 2023. Aqui estão nossas dicas!

Essa é a nossa lista pra você que quer ser um profissional desejado no mercado em 2023!

1 - Nunca pare de estudar

Quem se desenvolve sempre vai se destacar no mercado de trabalho, até porque conhecimento nunca é demais e é para o resto da vida. Busque oportunidades para aprimorar seu conhecimento e crescer profissionalmente. Desenvolva suas habilidades técnicas, profissionais e, principalmente, pessoais. Esteja sempre disposto para aprender algo novo e aplicar aquilo que aprende para melhorar meu desempenho.

2 - Pergunte pro Google

Dica rápida, mas certeira: Pesquise antes de perguntar a outras pessoas!

O desejo de obter respostas rápidas é tentador, nós compreendemos, mas lembre-se de que na maioria das vezes a respostas que você procura podem ser encontradas com uma pequena pesquisa. Então antes de sair perguntando qualquer coisa para as pessoas, sempre pesquise no Google. Além de agilizar o fluxo do seu trabalho e dos seus colegas, esta é uma ótima maneira de demonstrar sua autonomia e independência, atitudes louváveis e desejadas para qualquer profissional no mercado de trabalho.

3 - Mão na massa

Seja proativo! Da mesma forma que sua autonomia é uma atitude louvável, ser proativo e demonstrar iniciativa em suas tarefas é uma habilidade desejada no mercado de trabalho. Opte sempre por fazer o melhor do seu trabalho na prática, tome iniciativa e execute. Sua proatividade vai trazer resultados concretos para a empresa e essa atitude vai ser notada, diferenciando você entre seus colegas (principalmente entre aqueles que falam muito e fazem pouco).

4 - Seja você mesmo

O clichê "seja você mesmo" é válido e extremamente importante no mercado de trabalho.


Sua autenticidade mostra que você tem confiança em suas habilidades e que você é capaz de realizar seu trabalho com excelência, independente da sua personalidade. Portanto, esteja sempre em evolução, mas nunca deixe a sua essência de lado, pois é ela quem faz você ser único.

Quando somos autênticos, as coisas fluem com mais naturalidade, criando um ambiente de trabalho muito mais confortável e produtivo.


5 - Faça apresentações sem firulas

Mostre suas habilidades para ser notado! Não há frase que resuma melhor a importância da boa comunicação para sua evolução profissional. Saber se apresentar é uma habilidade escassa no mercado de trabalho e, obviamente, uma grande oportunidade para você se destacar. Se o seu objetivo é alavancar sua carreira, apresentações sem firulas é a ferramenta certa para você desenvolver um diferencial competitivo e alcançar esse objetivo.

Há alguns motivos pelos quais você deveria considerar o uso das apresentações sem firulas no seu trabalho. Preparamos um texto te explicando tudo que você precisa para fazer apresentações sem firulas e, claro, listamos 3 motivos para convencer você a desfirular, clique aqui e leia.

E aí PPTeiro, vamos decolar sua carreira em 2023?

Se você está em busca de progresso na sua carreira, então está na hora de dar o próximo passo! Visite nosso site e conheça nossas soluções personalizadas para você e/ou sua empresa:


bottom of page