top of page

Afinal, o que são apresentações sem firulas?

Provavelmente você já foi cobrado para gastar menos tempo em suas apresentações ou até mesmo precisou fazer uma apresentação com pressa por falta de tempo, certo?


A gente entende que você quer que tudo seja perfeito, e não há nada de errado nisso, PPteiro!


O grande problema, no entanto, é que nem sempre você terá tempo disponível, e ainda precisará conciliar suas apresentações com outras atividades do trabalho e/ou estudo, não é mesmo?


É por isso que somos defensores das Apresentações Sem Firulas. Pois entendemos a importância de ser mais produtivo no trabalho e, inclusive, fazer apresentações gastando menos tempo.


Se você precisa agilizar a criação das suas apresentações, fica com a gente neste texto. Vamos apresentar tudo que você precisa saber sobre apresentações sem firulas, seus benefícios, e, é claro, te dar dicas práticas para você desfirular suas apresentações. Vamos lá?

O que são apresentações sem firulas?
O que são apresentações sem firulas?

O que são apresentações sem firulas?


O próprio nome é sugestivo. Apresentações sem firulas são exatamente o que parecem: apresentações diretas e objetivas e que atingem o objetivo rapidamente. Vão direto ao ponto, sem distrações. O foco é transmitir a mensagem de forma clara e eficaz, e para isso abrem mão dos enfeites que retiram o foco do que é essencial: o conteúdo.


Quando se trata de apresentações, há aqueles que preferem manter as coisas simples e diretas, e há aqueles que gostam de firular. Qual é o melhor?


Não há como responder essa pergunta sem antes apresentar algumas das diversas vantagens de fazer Apresentações Sem Firulas.


Os benefícios das apresentações sem firulas


Há alguns motivos pelos quais você deveria considerar o uso desse estilo de apresentação. Neste texto listamos 3 motivos para você desfirular, vejamos:


Primeiro, é muito mais rápido de criar. Você não precisa se preocupar em passar horas criando slides. Ao invés de ajustar cada pequeno detalhe da apresentação, você poderá dedicar mais tempo ao conteúdo da sua apresentação. Significa que você poderá criar mais slides em menos tempo, situação ideal para quando você tem pouco tempo e/ou precisa conciliar suas apresentações com outras atividades do trabalho ou estudo, por exemplo.


Em segundo lugar, é que você não precisa ser designer para fazer uma boa apresentação. No MINIMIZA | Apresentações Sem Firulas temos isso como um lema. Você não precisa dominar softwares profissionais, como o Photoshop, por exemplo, para criar uma apresentação profissional. Usando um software de apresentações básico, como PowerPoint, Google Slide ou Keynote, por exemplo, você será capaz de criar slides incríveis e fazer uma apresentação em que a audiência permanece engajada.

O que são apresentações sem firulas?
Apresentações profissionais sem photoshop

Por fim, e talvez o mais importante dos motivos, é que fazendo apresentações sem firulas você se concentra no que é realmente importante: o conteúdo da sua apresentação. Como resultado, sua apresentação se torna mais impactante e memorável. Afinal, seu público não se distrai com enfeiteis e se mantêm focados no seu conteúdo. Sem essas distrações, é mais provável que o público preste atenção à sua apresentação e realmente absorva o que você está dizendo.


Como criar uma apresentação sem firulas?


Aqui estão 5 dicas para fazer uma apresentação de sucesso (sem firulas, é claro):


1. Comece planejando


Antes de começar a montar seus slides, reserve um tempo para escrever um esboço do que você deseja cobrir. Isso ajudará a manter você focado e no caminho certo durante o processo de criação.


2. Mantenha a simplicidade


Use uma linguagem coerente com seu público e nos slides mantenha apenas as informações realmente necessárias. Evite usar os enfeites que servem apenas para firular a apresentação.

O que são apresentações sem firulas?
O que são apresentações sem firulas?

3. Seja claro e conciso


Aborde o conteúdo de modo que seja fácil para o público entender e resista à tentação de adicionar conteúdos além do necessário. Selecione os conteúdos que levam a audiência ao objetivo da apresentação, eles serão mais que suficientes para transmitir sua mensagem com eficiência.


4. Seja visual


Uma imagem vale mais que mil palavras, portanto, explore imagens, ícones e/ou ilustrações para abordar os conteúdos dos slides. Certamente, as apresentações mais chamativas e empolgantes são a melhor opção, certo?

O que são apresentações sem firulas?
O que são apresentações sem firulas?

5. Envolva seu público


Mesmo que seja uma apresentação direta e objetiva, isso não significa que deva ser entediante! Use técnicas diferentes para engajar seu público e mantê-lo interessado no que você está dizendo.


A diferença entre uma apresentação simples e uma apresentação sem firulas


No MINIMIZA | Apresentações Sem Firulas usamos simples como um adjetivo e sinônimo para apresentações minimalistas. Afinal, reconhecemos as vantagens de simplificar apresentações para transmitir mensagens de forma eficaz. Contudo, uma grande distinção existe entre fazer o básico e, tampouco, fazer apresentações mal feitas.


Uma apresentação simples (ou sem firulas, como gostamos de chamar aqui no MINIMIZA) é aquela em que você se concentra no conteúdo e elimina todos os enfeites e distrações que retiram o foco do conteúdo. Isso não significa que sua apresentação deva ser entediante, tampouco mal feita — longe disso! A chave é se concentrar em transmitir sua mensagem de forma clara e concisa.

O que são apresentações sem firulas?
O que são apresentações sem firulas?

Portanto, não use o “sem firulas” como justificativa para fazer apresentações ruins. Desfirular sua apresentação vai exigir dedicação e preparo para manter as coisas simples. Afinal, você precisará zelar cuidadosamente do conteúdo da sua apresentação para transmitir sua mensagem com confiança.


Menos é mais quando se trata de apresentações


Embora possa ser tentador tentar incluir o máximo de informações possível em uma apresentação, é importante lembrar que menos é mais quando se trata de apresentações.


Na era da informação o público está mais engajado e receptivo a conteúdos mais simples e objetivos. Isso ocorre porque é mais provável que as pessoas se lembrem das informações quando elas são apresentadas de forma concisa. Além disso, quanto menos confusão nos slides, mais fácil para as pessoas se concentrarem no apresentador e compreenderem as informações apresentadas.


Pense nisso: quando você é bombardeado com muita informação, é difícil processar e lembrar de qualquer uma delas. Uma grande quantidade de informações tende a ser esquecida pelo público. Mas se você se concentrar em alguns pontos-chave, é mais provável que cause uma impressão duradoura.


Então, da próxima vez que você estiver preparando uma apresentação, não tenha medo de desfirular. Seu público vai agradecer por isso!

Comments


bottom of page