top of page

Slides profissionais sem Photoshop, é possível?

O Photoshop é atualmente um dos softwares mais avançados para a criação de layouts profissionais, sendo usado, inclusive, para a criação de apresentações. A dificuldade no uso e acesso ao programa nos faz questionar: é possível criar apresentações profissionais sem Photoshop? Respondemos essa e outras perguntas no texto de hoje. Vem conferir!


Combinar os conhecimentos sobre design ao domínio das ferramentas e funcionalidades do programa confere um aspecto bastante profissional aos layouts criados no Photoshop, sendo, assim, um dos softwares mais avançados para edição de imagens e diagramação de layouts profissionais para projetos impressos ou digitais, e inclusive para criação de apresentações. No entanto, apesar de suas vantagens, o programa exige conhecimentos avançados sobre seu funcionamento, dificultando seu uso por leigos.


E aí entra a pergunta: slides profissionais sem Photoshop, é possível?


No MINIMIZA | Apresentações sem firulas temos como valor que não é o software que define o sucesso de uma apresentação, mas, sim, a forma como o apresentador usa esse software para compor seus slides e transmitir sua mensagem.


Para nós, a harmonia entre cores, fontes e demais elementos que compõem o layout é fundamental para o aspecto profissional de um slide. Nesse sentido, elencamos dois requisitos mínimos que devem ser estar presentes em um slide profissional:


1 – Identidade visual


Toda apresentação deve seguir uma identidade visual que caracterize a marca ou sentimentos que a apresentação deseja transmitir. Dessa forma, slides profissionais respeitam a unidade visual definida para a apresentação. Cores e fontes coerentes com os objetivos da apresentação são fundamentais para o seu sucesso, colocando a identidade visual como um requisito primordial em slides profissionais.


2 – Layout


O respeito aos fundamentos básicos do design é um fator que define a qualidade de um layout. Adotar alinhamento, contraste, hierarquia, por exemplo, são requisitos mínimos para que um slide seja compreendido pelo público. Dessa forma, muito mais que slides bonitos, slides profissionais garantem que as informações sejam facilmente interpretadas, isso por si só distingue um slide amador de um profissional.


Com base no que foi apresentado, qual seria sua resposta para a pergunta: slides profissionais sem Photoshop, é possível?


Incluir identidade visual e fundamentos do design independe do software no qual os slides serão criados. São conceitos e técnicas universais que podem ser aplicados em apresentações do Google Slides, Keynote e, inclusive, no Powerpoint, um dos softwares mais utilizados no mundo para a criação de apresentações. Dessa forma, afirmamos que sim, é possível fazer apresentações sem usar o Photoshop.


O que é importante, afinal, é a capacidade do apresentador em explorar todos os recursos e possibilidades do software que melhor atende suas necessidades na hora de criar uma apresentação.


Aqui no MINIMIZA, por exemplo, nunca usamos Photoshop para criar slides. O Google Slides e o PowerPoint foram sempre nossos aliados nas apresentações internas ou dos clientes que nos contratavam.


Para garantir um nível profissional, além dos fundamentos básicos do design e identidade visual, sempre nos preocupamos em explorar diferentes recursos para ilustrar ou compor o layout dos slides que criávamos. Para isso, usamos sites e ferramentas gratuitas para baixar imagens de qualidade, ícones, GIFs, mapas personalizados, por exemplo.


Se você deseja criar slides profissionais sem precisar mexer no Photoshop, sugerimos que você escolha seu software favorito para criar apresentações, como Google Slides, Keynote ou Powerpoint, por exemplo, e busque formas de explorar esses e outros recursos na hora de criar seus slides.


No vídeo, 5 dicas para criar apresentações inovadoras perdendo menos tempo usando o PowerPoint, Breno Vargas, cofundador do MINIMIZA, compartilha dicas e ferramentas gratuitas para você criar apresentações profissionais sem precisar do Photoshop. Assista:



bottom of page