top of page

Esqueça o slide de "obrigado": 5 modelos de slides de contato para encerrar a sua apresentação

Certamente você já se deparou com um colega, professor ou até mesmo seu chefe encerrando a apresentação com o clássico slide de "obrigado". Ou, pior, você possivelmente já usou um slide de 'obrigado' na sua apresentação.


São tantas pessoas usando esse tipo de slide que tomamos para nós a ideia de que essa é a maneira "adequada" de encerrar uma apresentação, mas a eficiência desse costume é questionável.


Um slide de "obrigado" é, no melhor dos casos, vazio e usa apenas a palavra 'obrigado' para demonstrar a gratidão do apresentador pela atenção da audiência, mas que é superficial e não cumpre esse papel.

Esse tipo de slide é genérico, sem personalidade e todo mundo usa, ou seja, está na sua apresentação só porque todo mundo usa. A audiência logo de cara entende que aquele é só mais um protocolo e não reflete em nada a gratidão do apresentador.


Um slide de obrigado não agrega valor para sua apresentação, tampouco gera oportunidades à sua audiência, existindo maneiras mais eficientes de encerrar sua apresentação. Neste artigo, você vai conhecer 4 vantagens de usar um slide de contatos, uma abordagem muito mais estratégica para finalizar sua apresentação.


Também preparamos uma lista com 5 modelos de slides de contatos para você se inspirar. E como sugestão final, preparamos um vídeo completo ensinando o passo a passo para você criar esses slides e baixar os slides editáveis para usar como inspiração nas suas apresentações. Então, fique conosco até o final deste artigo!


4 vantagens de usar um slide de contatos:


1. Fortalecer seu networking:


Incluir informações de contato no final de sua apresentação é uma oportunidade valiosa para expandir sua rede profissional. Imagine o quão poderoso é conectar-se com pessoas que compartilham interesses, desafios ou oportunidades similares aos seus. Ao fornecer seus contatos, você torna mais fácil para os interessados na sua mensagem se aproximarem e iniciarem conversas sobre o assunto da sua apresentação.


2. Facilitar o debate:


Depois da sua apresentação, a audiência pode estar ansiosa para continuar a conversa ou buscar mais informações. Ao fornecer seu endereço de e-mail, telefone ou perfil nas redes sociais, você remove barreiras para que as pessoas o contatem. Isso é especialmente importante se você é especialista ou referência em determinado assunto, deixar seus contatos é um ato importante para se colocar à disposição da audiência em assuntos que só você pode colaborar.


3. Demonstrar seu profissionalismo:


Incluir contatos ao final de uma apresentação mostra que você está comprometido em estabelecer conexões. Isso demonstra profissionalismo e disposição para colaborar, o que pode criar uma impressão memorável e positiva na mente de sua audiência. Essa pequena ação pode ser a chave para criar relacionamentos de negócios valiosos.


4. Cultivar oportunidades:


Sua apresentação pode abrir portas para oportunidades futuras. Ao deixar seus contatos, você permite que sua mensagem continue a trabalhar para você mesmo depois que a apresentação tenha terminado. Você nunca sabe quando alguém que assistiu à sua apresentação se lembrará de você e vai entrar contato para colaborações, parcerias ou oportunidades de negócios.


Encerrar uma apresentação com contatos não é apenas uma formalidade, mas sim uma estratégia poderosa para deixar uma impressão duradoura na sua audiência e criar oportunidades para o futuro. Portanto, lembre-se de reservar um momento para compartilhar seus contatos!


5 modelos de slides de contato para encerrar a sua apresentação:


1. E-mail:


Seu e-mail será a porta de acesso entre a sua audiência e você. Esse modelo é ideal para quem segue uma postura mais formal na apresentação ou em seu networking e geralmente é utilizado no meio corporativo e acadêmico. Mas não é por ser formal que precisa ser sem graça. Este exemplo é a prova disso!



2. Redes sociais:


Prefere uma conexão mais próxima com a audiência? Este modelo é ideal para você que deseja, além do tradicional e-mail e site, compartilhar suas redes sociais, por exemplo. Usar ícones das redes sociais deixam seu slide de contatos mais visual e torna a compreensão imediata pela audiência.


3. Redes sociais para 2 pessoas:


Semelhante ao exemplo anterior, este modelo divide a atenção dos contatos entre duas pessoas, provando que slides com mais conteúdo podem ser igualmente atraentes e organizados. Os ícones se repetem e variam conforme a necessidade dos dados a serem apresentados, incluindo o número de telefone, por exemplo. É dessa forma que esses slides servirão de inspiração para você: use como exemplo e ajuste às necessidades da sua apresentação.


4. Slide de contatos com QR Code:


Os QR Codes estão por toda a parte, e cada pessoa carrega o seu próprio leitor no celular. Por que não trazer essa tecnologia para a sua apresentação? Este modelo é bastante versátil e inovador, e cabe a você decidir para onde sua audiência será direcionada: e-mail, redes sociais, site ou até mesmo uma página de vendas, dentre tantas outras possibilidades.


5. Mockup:


Este modelo traz um spoiler para a audiência. Usando um mockup, sua audiência terá uma prévia do que irá encontrar ao acessar seus contatos. É ideal para quando sua audiência será levada ao seu site ou para uma ferramenta, por exemplo. A visualização prévia vai trazer a segurança de que a audiência está acessando a página correta, além de ser uma ótima estratégia para aguçar a curiosidade da sua audiência por acessar os seus contatos e ver mais do que foi apresentado.


E aí, PPTeiro: Qual foi a sua preferida?


Seja qual for a escolhida por você, esperamos que você esteja convencido de como um slide de contatos fortalece sua rede e demonstra e facilita para que você crie relacionamentos profissionais. Em vez de se limitar a um agradecimento no último slide, aproveite o momento final da sua apresentação para fornecer algo valioso para você e sua audiência.


Para você que deseja colocar as estratégias que aprendeu neste artigo em prática, Breno Vargas, cofundador do MINIMIZA, preparou um vídeo completo com o passo a passo para você a criar os 5 modelos de slides de contatos que apresentamos. E no vídeo, você poderá baixar os slides editáveis para usar como inspiração nas suas apresentações. Assista agora!



Comments


bottom of page