• MINIMIZA | Apresentações sem firulas

Sua apresentação tem um sapatinho de cristal?

Se você costuma terminar com “Obrigado”, a gente já sabe que não... Neste texto vamos mostrar 3 formas memoráveis de encerrar sua apresentação. E, claro, te ensinar a usar cada uma delas. Vamos lá?


Quem não teve a sua infância marcada pelo clássico da Cinderela? E um clássico não clássico por acaso! Não é, PPTeiro?


Apesar da história da Cinderela ser um dos contos de fada mais aclamados e conhecidos do mundo, temos certeza de que você deve estar se perguntando...


O que a Cinderela tem a ver com minhas apresentações?


No conto da Cinderela, a mocinha teve que sair apressada do baile antes que o relógio atingisse a meia-noite. Caso contrário o encanto da jovem se perderia. Ao correr, Cinderela deixa acidentalmente um pé do seu sapatinho de cristal nas escadas do palácio. E, mesmo não sendo intencional, foi a melhor despedida possível! Você sabe o porquê?


A o correr através da jovem, o príncipe encontra o sapatinho de cristal nas escadas. E isso foi o suficiente para que ele não perdesse a esperança de encontrar a Cinderela.


Ele não tirou mais isso da cabeça. E no dia seguinte ordenou que procurassem a moça por todo o reino, e sua única referência era o sapatinho de cristal. O final você já conhece...


A moral: Sua apresentação está deixando um sapatinho de cristal para trás?


Assim como no conto da Cinderela, sua apresentação deve encerrar com um sapatinho de cristal. Algo que, mesmo depois de algum tempo, fique na cabeça do público e lembrem de você.


Por isso sempre falamos em nossos conteúdos do Instagram, cursos e treinamentos in company: uma apresentação nunca deve terminar com um genérico “obrigado”... isso não é um sapatinho de cristal.


Há formas bem melhores de encerrar uma apresentação, seja fazendo seu público lembrar da apresentação mesmo após muito tempo depois, ou mesmo fazendo com que ele te encontre depois que a apresentação finalizar, como fez a Cinderela ao sair do baile.


E, como aqui a gente não fica só na teoria, trouxemos 3 maneiras para você encerrar sua apresentação de forma clássica (e sem o usar famoso “obrigado” no último slide, é claro).


1. Finalize com uma CTA (call to action)


Call to action (CTA) – que, em português, quer dizer chamada para ação – é um momento da apresentação que convida seu público a realizar alguma ação, como o próprio nome sugere.


Pode ser, por exemplo, um slide que incentiva a comprar o produto que você está ofertando, a adotar um novo hábito, a investir em um negócio que você está propondo... dentre tantas outras ações possíveis.



As possibilidades para elaborar uma CTA é variada, mas deve sempre estar alinhada ao objetivo da sua apresentação e/ou mensagem que você quer passar.


2. Use uma frase inspiradora sobre o tema


“E viveram felizes para sempre!” Existe alguma frase que demonstre melhor que, apesar de tudo, no final deu certo? Não, né?!


Note que contos e até mesmo os clássicos do cinema sempre terminam com uma moral ou frase inspiradora. Ela sintetiza a mensagem e faz o público ficar pensativo por horas depois que a história acaba. Que tal usar isso na sua apresentação?


Ao invés do slide de “obrigado”, escolha uma que represente a mensagem da sua apresentação e cause impacto na sua audiência.



3. Deixe seus contatos

O que seria do príncipe se a Cinderela não tivesse esquecido o sapatinho de cristal? Certamente ele não teria a encontrado.


E o que será do seu público se você não deixar nenhuma forma dele te encontrar?

E, pior, imagine que o seu público é um possível cliente e/ou parceiro de negócios. Neste caso quem perderá ainda mais é você!


Então faça como a Cinderela e deixe para trás uma forma do público te encontrar! Finalize sua apresentação com um slide de contatos e reforce que você está disposto a novos debates, propostas e, até mesmo, negócios. Ficará muito mais fácil para ambos, você e sua audiência.


Agora que você chegou até aqui, quero perguntar novamente: Sua apresentação tem um sapatinho de cristal? Deixa aí nos comentários!


E se você quer aprender mais sobre esse assunto, Breno Vargas, cofundador do MINIMIZA | Apresentações sem firulas preparou um vídeo especial te ensinando 4 FORMAS SIMPLES E CRIATIVAS DE ENCERRAR SUA APRESENTAÇÃO. Sim, 4 formas de encerrar sua apresentação! Além de aprofundar sobre as 3 técnicas que apresentamos neste texto, Breno traz mais uma maneira incrível para você encerrar sua apresentação. Assista agora: