top of page

5 princípios do design para criar slides profissionais sem ser designer

Muita gente acredita que precisa ser designer para fazer uma boa apresentação. Pelo contrário, criar slides profissionais é possível e muita mais fácil do que você imagina. Vamos aprender?


No MINIMIZA | Apresentações sem firulas criamos apresentações profissionais seguindo os princípios básicos do design e usando ferramentas simples para turbinar nossos slides. No Time MINIMIZA nenhum de nós é designer. O que fazemos, no entanto, é conhecer como cada um dos princípios básicos funciona e a forma como eles ajudam a criar slides harmônicos e funcionais, além de muito bonitos, é claro.


Por isso, elencamos neste texto 5 princípios básicos do design que vão te ajudar a criar slides bonitos e funcionais, sem que você precise ser designer para criar apresentações profissionais. Você precisará, apenas, entender como cada um destes princípios funciona para colocar em prática nas suas criações. Vamos conhecer?


1 – Alinhamento


A organização das informações de um slide é condição fundamental para atingir um visual agradável na criação. Portanto, é essencial que se mantenha os elementos de um slide alinhados e igualmente espaçados.


2 – Contraste


Contraste é preto no branco, literalmente! O contraste garante que o conteúdo de um slide possa ser interpretado. Usar textos ou figuras em cor semelhante ao fundo, por exemplo, ocasiona a falta de contraste no slide, dificultando a leitura e interpretação destes conteúdos. Evite sobrepor cores semelhantes para que seu conteúdo esteja nítido e visível ao público.


3 – Hierarquia

É o ato de valorizar as informações de maior importância a fim de reter a atenção para ela. A hierarquia pode ser criada através de mudanças na coloração, aplicação de negritos, por exemplo, a fim de que a informação principal destoe visualmente das demais informações em um slide e seja visualizada mais rapidamente.


4 – Respiro


Não há necessidade de lotar seus slides de informações. Manter espaços vazios nos seus slides garante que o conteúdo será mais facilmente entendido pelo público. Ao criar espaços de respiro, cria-se foco nos pontos que realmente precisam de atenção, o seu conteúdo, além de aliviar visualmente a sua observação.


6 – Simplicidade


Seu conteúdo não deve apresentar dificuldade para ser interpretado. Portanto, qualquer texto ou elemento gráfico que possa gerar confusão deve ser evitado. Textos ornamentados, ícones muito trabalhados e imagens de difícil interpretação, por exemplo, são exemplos de elementos que devem ser evitados em uma apresentação.


Agora que você já alguns dos princípios básicos do design aproveite para aprofundar seu aprendizado. No vídeo Crie slides incríveis sem ser designer, Breno Vargas, cofundador do MINIMIZA, explica esses e outros princípios do design para você incluir nos seus slides. Assista:


bottom of page