top of page

Slide com fundo branco ou preto, qual é o melhor?

Você usa um mesmo fundo pra todos os slides? E qual fundo é melhor: branco ou preto? Neste texto vamos responder essas perguntas e mostrar qual a melhor forma para você apresentar seus conteúdos com eficiência! Vamos lá?!

Se você respondeu que usa o mesmo fundo para todos os slides, tenho uma nova pergunta para você: Será que essa é a melhor forma de apresentar o conteúdo nos slides?


Preciso te dizer que essa não é a melhor estratégia, PPTeiro!


Não é legal que todos os slides tenham o mesmo fundo, porque a apresentação fica monótona e cansativa. Então, independente da cor que você usar como fundo para seus slides, recomendamos que você troque o fundo do próximo slide a cada 4 slides, no máximo, com o mesmo fundo.


Criamos e aplicamos essa sequência (que nomeamos como SEQUÊNCIA 4:1) nas apresentações desenvolvidas no MINIMIZA | Apresentações Sem Firulas, seja para nossos clientes ou slides que criamos para nossas, aulas, treinamentos e aulas, por exemplo.

Para melhorar ainda mais, recomendamos que você faça essa troca de fundo em momentos estratégicos da sua apresentação. Isso faz com que sua audiência consiga acompanhar melhor o conteúdo e sua apresentação vai muito mais dinâmica.


Neste momento você já teve estar convencido que alternar as cores dos slides é bastante proveitoso para sua apresentação, mas talvez ainda esteja com a dúvida comum de todo PPTeiro:


Slide com fundo branco ou preto, qual é o melhor?


A verdade é que não existe certo ou errado, PPTeiro! Existe a forma adequada para cada situação.


Vamos juntos analisar essas duas situações:


Situação 1. Você precisa apresentar em um local muito escuro.

Situação 2. Você irá apresentar em um ambiente bem iluminado.


E aí, consegue identificar qual o melhor fundo para cada situação?


Sim?! Então comenta aí antes de ver se você acertou!


Se você irá apresentar em um ambiente muito escuro, o slide preto vai dar aquele famoso “soninho” na audiência. Então slides com fundos claros são muito bem-vindos nesta situação, pois vão despertar a atenção das pessoas que estiverem vendo sua apresentação.


Quer dizer que é totalmente errado usar slide com fundo preto? Não!


Na situação de apresentar em um local bem iluminado, onde você não tenha o risco de cansar sua audiência, os slides com fundo preto ou outras cores escuras servem muito bem.


E outra, se a cor preta faz parte da sua identidade visual, não tem problema em usar (é até recomendado, inclusive). Uma apresentação da Netflix, por exemplo, faz muito sentido usar slides com fundo preto, como nesse slide abaixo. É agradável, bonito e o fundo preto caiu muito bem, não é?!

Esse slide foi enviando pelo Gabriel, o Estagiário de Audiovisual aqui do MINIMIZA, para participar do MINIGames, um quadro do nosso canal do Youtube onde reagimos aos slides enviados por nossos seguidores. Se quiser assistir o episódio completo, clique aqui.


E agora, PPTeiro, se sente mais confiante para ir além do slide branco?


Agora que você já sabe definir qual o melhor fundo para seus slides (e também já está apto para usar nossa Sequência 4:1), chegou a hora de dar um próximo passo nas suas apresentações. E, por isso, separamos uma dica especial para você.


No vídeo “Como se inspirar e ficar mais criativo?”, os fundadores do MINIMIZA | Apresentações Sem Firulas, Breno e Laís Vargas compartilham as fontes que mais buscam inspiração, e que você poderá consultar para fazer slides mais criativos na sua apresentação. Assista o vídeo completo:


bottom of page