top of page

Se você tem medo de falar em público, este texto é pra você



Em novembro de 2018 fui ao RD Summit, maior evento de marketing digital e vendas da América Latina, promovido pela Resultados Digitais. Foi minha primeira vez no evento e eu estava mega empolgada.


O mais legal do RD é que acontecem muitas palestras simultaneamente, fazendo com que você sempre tenha conteúdo para consumir, independente dos assuntos de seu interesse.


Acabei ficando mais tempo no palco principal, onde aconteciam as palestras dos profissionais mais votados pelo público. Um ambiente enorme com espaço para mais de 5.000 pessoas, palco em formato de T, dois telões gigantes, inúmeras caixas de som e um jogo de luzes absurdo.


Ao final dos três dias de evento, uma coisa me chamou atenção...


Diversos palestrantes entravam no palco com uma música muito alta! Dançavam, pulavam e cumprimentavam o público ao som de fortes batidas que pareciam estar no volume máximo.

Depois disso fui procurar entender por quê aqueles profissionais faziam aquilo.


Eu sabia que tinha uma razão científica por trás daquilo, até porque eram palestrantes profissionais (inclusive todos os palestrantes estrangeiros fizeram isso).


Pesquisei em diferentes fontes e cheguei a uma resposta.


Quando escutamos uma música que gostamos, nosso corpo libera endorfina. Essa substância é responsável pela sensação de prazer e bem-estar, exercendo uma função analgésica em nosso organismo.


Ao ouvir uma música que nos agrada, nosso ouvido transforma os sons em estímulos elétricos que, ao chegar em nosso cérebro, aumenta a produção de endorfina.


Além da sensação de prazer e bem-estar, a endorfina relaxa nosso corpo e diminui os batimentos cardíacos, nos deixando mais calmos.


Quem já palestrou sabe bem como é!


Subir em um palco com uma plateia enorme pode ser uma tarefa bem assustadora, imagina no maior evento da América Latina e para 5.000 pessoas que irão avaliar sua performance?


“Não existe uma melhor música para todos. O que importa é se a pessoa gosta e se a música a deixa feliz” (Delijanin Ilic, pesquisador)

Depois de unir todos esses pontos, percebi que esse era o grande motivo de muitos palestrantes subirem ao palco com o mesmo ritual: eles querem provocar a produção de endorfina no corpo momentos antes de começarem a falar.


A endorfina é uma espécie de morfina natural, o que aumenta nossa tolerância à dor em situações que envolvem stress físico.


Ao se apresentar, o corpo se expressa de diferentes maneiras: a boca fica seca, suamos mais, a voz fica trêmula, fazemos gestos involuntários.


Desde então, passei a adotar algo semelhante antes de dar palestras, treinamentos e fazer webinários: eu escuto pelo menos uma música que eu gosto muito e que seja enérgica.


Prefiro fazer isso usando fones de ouvido, assim fico 100% focada na música e em sua batida. Escuto em pé, me movimentando em um espaço relativamente pequeno (um quarto ou uma sala de estar, por exemplo).


Recentemente, meu sócio e eu tivemos a ideia de criar uma playlist no Spotify com 15 músicas que adoramos escutar nesses momentos que precedem palestras, treinamentos e webinários.


Decidimos compartilhar essa playlist com os seguidores do MINIMIZA | Apresentações Sem Firulas, para que essas pessoas conheçam um pouco mais o nosso estilo musical e nosso ritual.


Vale ressaltar que não são nossas músicas preferidas, mas sim músicas que gostamos de ouvir e que nos faz bem, sentimos a endorfina sendo produzida :)


Acesse a playlist clicando aqui. Ou digite Vargas PPT Playlist no campo de busca do seu app Spotify.


Se você tem medo de falar em público, saiba que você não está sozinho.


Foi realizada uma pesquisa no mundo inteiro e está comprovado que tem mais gente com medo de falar em público do que com medo de morrer.


Como todos nós precisamos nos apresentar pelo menos uma vez na vida, saber se expressar e vender bem suas ideias é fundamental para seu sucesso profissional.


Uma apresentação bonita gera confiança, mas o seu discurso e a sua performance é o que faz com que o seu público "compre" o que você fala.

Agora você já sabe: na próxima vez que apresentar, não deixe de escutar uma música que te deixa feliz. Esse ritual super simples vai gerar mais resultados do que você imagina!


Qual música você acrescentaria na Playlist do MINIMIZA?

 

Texto escritor por:

Laís Vargas, co-fundadora do MINIMIZA


Aprenda sobre apresentações todos os dias em nosso Instagram.

bottom of page