• MINIMIZA | Apresentações sem firulas

Qual o tamanho de fonte ideal para usar na apresentação?

Neste artigo ensinaremos você a definir o tamanho das fontes nos slides e dar dicar práticas para não errar na hora de criar a sua apresentação. Vamos lá?

Tamanho de fonte ideal para usar na apresentação
Neste artigo ensinaremos você a definir o tamanho das fontes nos slides e dar dicar práticas para não errar na hora de criar a apresentação.

Usar fontes de maneira inadequada nos slides é um tiro no pé para qualquer apresentador. Uma fonte legível e com tamanho adequado é a garantia de que o seu conteúdo será compreendido da forma como ele precisa ser. Ou seja, não precisamos nem dizer que saber usar fontes da maneira certa vai trazer grandes vantagens para sua apresentação.


Então, como sempre falamos aqui no MINIMIZA | Apresentações Sem Firulas, uma fonte não salva apresentação ruim, mas o bom uso dela é crucial para o bom desempenho da sua apresentação.


Neste texto responderemos a dúvida comum de todo apresentador ao criar uma apresentação: qual o tamanho da fonte ideal para usar nos slides? E, claro, vamos dar dicar práticas para não errar na hora de criar a apresentação. Preparado?


Entendendo o papel de escolher uma boa tipografia na sua apresentação


A tipografia é um dos fundamentos do design de extrema importância na criação dos seus slides. Talvez você nem perceba, mas fontes têm a capacidade de mudar completamente a mensagem que você deseja transmitir. Qual slide te parece mais profissional?

Tamanho de fonte ideal para usar na apresentação
Influência da tipografia na criação de slides profissionais

Mesmo tendo o conteúdo e layout idênticos, a mudança na tipografia alterou a sua percepção sobre a qualidade de cada um dos slides. As mensagens que você recebeu através da tipografia foram diferentes, apesar dos conteúdos serem o mesmo. Ou seja, uma tipografia é muito mais que um conjunto de letras. Elas podem atribuir uma variedade de sensações que são transmitidas com seu conteúdo.


As possibilidades são extensas e as características de uma fonte podem ser variadas, indo de fontes mais humoradas, como a Comic Sans, até as mais elegantes, como a Times New Roman, ou modernas, como a Família Montserrat - que, diga-se de passagem, são as nossas favoritas.


Por que você deveria conhecer as características das fontes?


Você já deve imaginar que, à medida que as fontes sofrem variações nos seus estilos, varia também o aspecto visual de cada uma delas. Na ampla gama de fontes disponíveis, temos fontes ornamentadas e outras mais simples, fontes mais finas e outras mais pesadas... e aí vem um spoiler para a pergunta que dá o título para este texto: o tamanho da fonte depende (e muito) da tipografia que você escolher!


Ou seja, apesar de usar o mesmo tamanho na fonte, diferentes tipografias têm pesos visuais diferentes. Veja essa comparação:

Tamanho de fonte ideal para usar na apresentação
Pesos visuais de tipografias para uso em slides para apresentações

Então, PPTeiro, antes de responder qual o tamanho ideal das fontes para usar nos slides, é importante mencionar que você pode (e deve) usar mais de um tamanho de fonte, variando, até mesmo, a escolha da tipografia, se for da sua opção.


Esse conceito do design é conhecido por hierarquia da informação. Através dele, você dará ênfase nos conteúdos mais importante da apresentação. Assim, é ideal que estas frases e palavras sejam escritas em tamanho maior e/ou com uma fonte mais pesada, por exemplo. Assim, elas serão lidas primeiro pois chamam mais atenção da audiência.

Tamanho de fonte ideal para usar na apresentação
Influência da hierarquia na leitura dos conteúdos do slide

PPTeiro, agora que você conhece a importância de variar o tamanho e peso visual das fontes no slide, vamos para a resposta a pergunta:


Qual o tamanho de fonte usar na apresentação?


Recomendamos que você evite usar fontes menores que 18 pt nos seus textos, e use um tamanho ainda maior para os trechos que você deseja destacar. Por exemplo, use uma fonte de tamanho entre 18 e 24 para o texto e entre 28 e 32 para os títulos, slides de transição ou palavras importantes dentro de uma frase, por exemplo.

Tamanho de fonte ideal para usar na apresentação
Hierarquia da informação em slides para apresentação

É importante mencionar que esses são os tamanhos de fontes que geralmente usamos nas apresentações internas dos nossos cursos e treinamentos in company aqui do MINIMIZA, e sempre funcionaram muito bem para tipografias que usamos. Mas você sabe, nosso estilo é totalmente sem firulas. Ou seja, tipografias firulentas aqui, nem pensar!


Então, PPTeiro, a verdade é que não há um tamanho mínimo de fonte para usar nos slides. Mas é sempre importante ficar atento à leiturabilidade do seu conteúdo. Como falamos no começo deste texto, cada fonte tem suas características com relação ao tamanho e leiturabilidade.

Tamanho de fonte ideal para usar na apresentação
Comparação entre tipografias para usar nos slides da apresentação

Escolher um estilo de fonte simples ajuda para que seu conteúdo seja lido com facilidade. Já as fontes muito finas e/ou ornamentadas precisam ser maiores para não prejudicar a leitura.


Portanto, siga estas 5 dicas para não errar na fonte da apresentação:


· Priorize fontes simples e de boa leiturabilidade;

· Transforme textos longos em frases curtas e/ou palavras-chave que sintetizem o seu conteúdo;

· Use cores contrastantes entre o texto e o fundo para não comprometer a leitura;

· Use recursos visuais para compor os slides e reduzir a quantidade de texto nos slides;

· Use o conceito de hierarquia para deixar a leitura mais fluida.


Quer conhecer as nossas fontes favoritas para usar na apresentação?


Nosso material gratuito Catálogo de Fontes reúne as nossas 20 fontes preferidas de diferentes estilos e como usá-las na apresentação. E para facilitar, você pode clicar diretamente no PDF e fazer o download gratuito de qualquer fonte. Clique aqui e baixe o Catálogo de Fontes gratuitamente.