top of page

Como escolher a cor certa para seus slides?

Neste texto mostramos que a escolha das cores para seus slides deve ser uma decisão baseada nos sentimentos que cada cor desperta na sua audiência, te ensinamos a escolher a cor certa pra transmitir sua mensagem com eficiência. Vamos aprender?!


No último texto do blog respondemos a clássica dúvida de todo PPTeiro: slide com fundo branco ou preto, qual é o melhor? Você já leu? Se ainda não leu, clique aqui e entenda qual a melhor forma de usar fundos escuros e claros nos seus slides.


Agora chegou a hora de dar cor aos seus slides e responder à pergunta que dá título para este texto. Afinal, você sabe qual cor deve utilizar nos seus slides?


A escolha das cores para sua apresentação não deve ser meramente por preferência, mas, sim, uma decisão influenciada pelos sentimentos que cada cor é capaz de despertar na sua audiência.


A cor laranja, por exemplo, desperta nas pessoas os sentimentos de energia, vigor, diversão. Já o azul, pelo contrário, transmite calma, leveza e segurança.


Nem sempre uma mesma cor vai transmitir apenas um sentimento. A cor vermelha, por exemplo, ao mesmo tempo que transmite sentimentos de desejo, paixão ou excitação, pode transmitir poder, raiva ou frustração. Sentimentos totalmente opostos, não são?!


Ou seja, a escolha criteriosa das cores na sua apresentação está diretamente ligada à maiores chances de comunicar sua mensagem com eficiência. Nossa dica, portanto, é que você escolha uma paleta de cores que se alinha com a mensagem que você deseja passar.


Para acertar na escolha das cores da sua apresentação não se prenda aos gostos pessoais. Entenda quais sentimentos quer transmitir e busque por cores que colaborem para isso.


Há um livro super famoso chamado "Psicologia das Cores" que explica detalhadamente as conotações emocionais que cada cor desperta em nós, e como isso funciona em nosso cérebro. Para simplificar, preparamos uma série de posts em nosso Instagram resumindo os principais sentimentos despertados por algumas cores (e no final de cada post você encontra 3 opções de paletas de cores para você se inspirar e usar nas suas apresentações), leia agora:

Clique aqui e entenda sobre a cor AMARELA e tudo que ela representa.

Clique aqui e entenda sobre a cor AZUL e tudo que ela representa.

Clique aqui e entenda sobre a cor VERDE e tudo que ela representa.

Clique aqui e entenda sobre a cor VERMELHA e tudo que ela representa.

Clique aqui entenda sobre a cor ROXA e tudo que ela representa.


Na sua apresentação, você pode misturar cores para formar uma paleta mais poderosa e que traz uma explosão de sensações! Em nosso Instagram, preparamos um post explicando tudo sobre cores quentes, frias e neutras, descrevendo os principais sentimentos transmitidos por essas cores e mostrando combinações de cores que servem de inspiração para suas apresentações. Clique aqui e leia.


E aí, PPTeiro! Gostou desse assunto?


Se você quer aprender mais sobre esse universo mágico das cores, não deixe de assistir ao vídeo que preparamos no canal Tudo Sem Firulas. No vídeo “Como escolher a paleta de cores ideal pra sua apresentação”, Breno Vargas, cofundador do MINIMIZA | Apresentações Sem Firulas vai te mostrar alternativas para definir a identidade visual dos seus slides. E mostrar várias alternativas para você montar, de maneira descomplicada, sua paleta de cores e arrasar na hora da apresentação! Assista:


bottom of page