top of page

Pare de usar bonequinhos brancos na apresentação!

Você ainda usa bonequinhos brancos nos slides? Então continua lendo esse texto porque vamos te apresentar dois motivos para você abolir de vez esse recurso dos seus slides (e claro, vamos te ensinar a trocar os bonequinhos brancos por recursos mais modernos e profissionais). Vamos lá?!


Se você nunca usou bonequinho branco sem rosto na apresentação, tenho certeza de que conhece alguém que não o deixa fora dos slides.


Quando surgiram, no início dos anos 2000, se tornaram uma febre nas apresentações corporativas e/ou acadêmicas. Sempre com a justificativa de deixar os slides mais visuais. Sugerindo que os bonequinhos brancos fossem usados para ilustrar a apresentação. Aparentemente esse foi um recurso visual revolucionário para a época.


Afinal, qual o problema dos bonequinhos brancos?


Se você nos acompanha por aqui ou em uma das nossas redes sociais, sabe que, graças à evolução da internet, há recursos bem mais modernos para se usar em uma apresentação.


O primeiro problema dos bonequinhos brancos é que eles são genéricos e não têm qualquer personalidade. A interrogação, a lupa ou o semblante pensativo podem até tentar transmitir uma mensagem, mas, de fato, não chegam aos pés da capacidade de uma fotografia, por exemplo. Eles não condizem em nada com a realidade. Quem é que não tem rosto, não veste roupas... mas usa gravata?!


Outro ponto negativo, e o suficiente para abolir os bonequinhos brancos das suas apresentações, é que eles estão ultrapassados! Mais de 20 anos já se passaram e, nesse meio tempo, surgiram recursos visuais muito mais profissionais para ilustrar seus slides.


Me diz, PPTeiro! Qual slide te parece mais profissional?

Surgiram os ícones, as imagens melhoram em resolução, as ilustrações vieram com tudo, os GIFs estão cada vez mais dinâmicos e atuais... então, francamente, não há porque usar bonequinhos brancos quando você pode substituí-los por recursos muito mais visuais, impactantes, modernos e, principalmente, profissionais.


Se você quer abandonar de vez os bonequinhos brancos e criar apresentações incríveis, Breno Vargas, cofundador do MINIMIZA | Apresentações Sem Firulas, preparou um vídeo mostrando “5 sites gratuitos indispensáveis para criar apresentações incríveis”. Lá você vai aprender a encontrar imagens em alta resolução e livre de direitos autorais, baixar ícones gratuitos, criar mapas personalizados e muito mais. Assista agora!


bottom of page