• MINIMIZA | Apresentações sem firulas

Como fazer uma apresentação de resultados impactante e eficaz?

Você sabe o que é DataStorytelling? Aprenda a apresentar dados, gráficos e tabelas de forma criativa, inteligente e que vai impressionar seu público!



Como criar algo interessante quando só tenho números? Como prender a atenção da audiência com um monte de gráficos sem graça? Como fazer as pessoas lembrarem aquelas informações?


É muito fácil se perder nesse oceano de dúvidas. Resultados são o terror de muitas pessoas quando se trata de apresentação e, apesar de serem realmente mais difíceis de contextualizar, não são um monstro de sete cabeças. Existem diversos métodos para criar slides inteligentes, eficientes e marcantes com números. Um deles é o DataStorytelling (e, na nossa humilde opinião, o melhor de todos).



O que é DataStorytelling?


Primeiramente, precisamos entender o que é Storytelling em si e como encaixá-lo na sua apresentação. Storytelling é contar uma história, contextualizar um acontecimento, transmitir uma mensagem. Quando se trata de apresentação (não só em apresentações de resultado), essa técnica é extremamente útil.


É comprovado que as pessoas se lembram muito mais de histórias que ouviram do que de informações soltas. Ao transformar sua apresentação em uma história, você faz com que ela fique guardada na memória da sua audiência com mais facilidade. Seu conteúdo torna-se menos efêmero e mais memorável na mente das pessoas.


Sabendo o que é Storytelling e qual a função dele nas suas apresentações, já dá para deduzir o que é DataStorytelling: contar histórias com dados, números, resultados. Essa técnica consiste em inserir as informações coletadas em um contexto, em um desenvolvimento de fatos que levaram até ali, que geraram aqueles números. Ao invés de apenas exibir dados, que logo serão completamente esquecidos pelas pessoas, você contextualiza e transforma aqueles resultados em algo que seu público irá lembrar ainda por um bom tempo.


Como aplicar o DataStorytelling?

Existem muitas formas de fazê-lo, algumas mais simples, outras mais complexas, mas todas baseadas nos princípios do próprio Storytelling. É por isso que a Laís Vargas, Co-fundadora do MINIMIZA Apresentações, gravou um vídeo no canal Tudo Sem Firulas explicando tudo sobre como contar histórias com números.


Se você quer aprender a usar o DataStorytelling nas suas apresentações e alavancar a sua carreira com apresentações de resultado incríveis, não deixe de assistir ao vídeo! Bora: