top of page

8 ferramentas gratuitas de design para você que não é designer

Quem disse que você precisa ser designer ou mexer no Photoshop para fazer slides profissionais? Dominando as ferramentas certas qualquer profissional pode criar apresentações profissionais, mesmo não sendo designer. E para te provar, trouxemos 8 ferramentas gratuitas de design para você criar slides como um designer (mesmo não sendo). Confira!

8 ferramentas gratuitas de design para você que não é designer
8 ferramentas gratuitas de design para você que não é designer

Se você nos acompanha há algum tempo, já deve ter ouvido a gente falar que não precisa ser um designer profissional para criar boas apresentações! A gente sempre bate nessa tecla, pois é uma das nossas convicções desde que fundamos o MINIMIZA | Apresentações Sem Firulas.


Com um layout simples, imagens e gráficos de alta qualidade, fontes legíveis e animações relevantes é possível criar apresentações visualmente atraentes e comunicar sua mensagem ao público com eficiência. Isso é tudo que qualquer profissional precisa para criar apresentações profissionais.


Nada de bonequinhos brancos que servem apenas de enfeite, sem animações e transições firulentas, e sem perder tempo com ferramentas avançadas de criação, como o Photoshop, por exemplo. Não é à toa que a gente usa "sem firulas" até no nome!


O PowerPoint é uma das ferramentas de apresentação mais populares e amplamente utilizadas em todo o mundo. Embora seja possível criar apresentações simples e eficazes apenas com as ferramentas internas do PowerPoint, usar ferramentas complementares na hora de criar slides pode melhorar (e muito) a qualidade e o impacto das suas apresentações.


Em sites e ferramentas externas ao PowerPoint você encontra recursos adicionais que aumentam a qualidade visual, facilitam a criação, melhoram o entendimento do seu conteúdo, deixando sua apresentação bem mais eficaz.


Por exemplo, é possível usar ferramentas para criar mockups, infográficos, fluxogramas e outros recursos que tornam a apresentação mais dinâmica e interativa. Recursos adicionais como imagens, vídeos e ícones ajudam a ilustrar conceitos e ideias de forma mais eficaz, aumentando a compreensão e retenção de informações. Estas são algumas das razões pelas quais mesmo o PowerPoint sendo uma ferramenta bastante completa para apresentações, você deveria considerar o uso de ferramentas complementares na hora de criar seus slides.


Existem várias ferramentas de design disponíveis no mercado que podem ser úteis para quem não é designer, mas precisa criar conteúdo visual para suas atividades. Aqui estão 8 ferramentas gratuitas de design, mas que você não precisa ser designer para usar nas suas apresentações!


1. Unsplash


Não há nada mais amador do que imagens em baixa resolução ou, pior, com marca d’água. Para você não passar por isso, o Unsplash é a melhor solução.

8 ferramentas gratuitas de design para você que não é designer
Unsplash - Banco de Imagens Gratuito

No Unsplash você encontra uma grande variedade de imagens alta resolução disponibilizadas de forma gratuita por fotógrafos de todo o mundo, que compartilham em uma licença Creative Commons Zero, ou seja, podem ser usadas sem a necessidade de atribuição ou pagamento. Além disso, a qualidade das imagens é excepcional, o que garante que elas sejam adequadas para projetos de alto profissionalismo, incluindo as suas apresentações.



2. Storyset


Storyset é um site que oferece ilustrações gratuitas para uso pessoal e comercial. As ilustrações e animações no Storyset são projetadas para serem usadas em projetos de design, inclusive em apresentações.

8 ferramentas gratuitas de design para você que não é designer
Storyset - Ilustrações personalizadas gratuitas

Um grande diferencial do Storyset é que todas as ilustrações são editáveis e você pode baixar somente os componentes da ilustração que fazem sentido para o conteúdo, além da possibilidade de editar as ilustrações nas cores da sua identidade visual.


O Storyset oferece uma ampla variedade de categorias de ilustrações, incluindo negócios, tecnologia, saúde, moda e muitas outras. As ilustrações são vetoriais, o que significa que podem ser ampliadas sem perder a qualidade e podem ser facilmente usadas no PowerPoint ou qualquer outro software de apresentação.


3. Noun Project


O Noun Project é um site que oferece uma extensa coleção de ícones vetoriais de alta qualidade, criados por uma comunidade mundial de designers. Os ícones são projetados para serem usados em vários tipos de projetos, incluindo apresentações.

8 ferramentas gratuitas de design para você que não é designer
Noun Project - Ícones vetoriais gratuitos

Uma das principais vantagens do Noun Project é a variedade de ícones disponíveis, que abrange praticamente todas as categorias imagináveis. Os ícones são projetados em um estilo minimalista, o que os torna ideais para usar em uma apresentação sem firulas.


4. MapChart


Já pensou em usar gráficos personalizados na sua apresentação? No MapChart você encontra uma variedade de mapas interativos e personalizáveis que podem ser usados nos slides.

8 ferramentas gratuitas de design para você que não é designer
MapChart - Mapas personalizados gratuitos

O MapChart é fácil de usar e não requer nenhum conhecimento em design. Basta você escolher o tipo de mapa que deseja criar e personalizar, as opções variam desde continentes e países até estados e cidades, e incluir as cores, rótulos e dados específicos conforme a sua necessidade. No final, você pode baixar os seus mapas personalizados como imagem para usar na apresentação.


5. Device Shots


Device Shots é um site gratuito para criar mockups personalizados. Nele você pode colocar imagens em diferentes dispositivos eletrônicos. Com poucos cliques você tem um slide profissional (não é à toa que esse é um dos nossos sites favoritos).

8 ferramentas gratuitas de design para você que não é designer
Device Shots - Gerador de mockups automático e gratuito

O site permite que os usuários escolham entre uma ampla variedade de dispositivos e marcas, incluindo smartphones, laptops, tablets e smartwatches, e personalizem a tela adicionando seus próprios prints.


Essa é uma maneira útil e criativa para você mostrar a aparência e a funcionalidade de um site, aplicativo ou reportagem na sua apresentação, por exemplo.


6. Sticker Mule Trace


Não há nada mais feio e pouco profissional do que imagem com fundo desnecessário no slide, não é?! Já pensou em resolver esse problema com um único clique?


O site Sticker Mule Trace é uma ferramenta online para remover o fundo de imagens automaticamente. Essa ferramenta é especialmente útil para pessoas que não possuem conhecimentos em edição de imagens ou que desejam remover o fundo de uma imagem com rapidez e facilidade.

8 ferramentas gratuitas de design para você que não é designer
Sticker Mule Trace - Removedor de fundo de imagens automático e gratuito

O processo é rápido e leva apenas alguns segundos para ser concluído. E no final, você poderá escolher entre uma nova cor de fundo para a imagem ou baixá-la com fundo transparente para usar nas suas apresentações.


7. Coolors


Há muito estudo envolvido na harmonização de cores e criação de uma paleta. Que tal um site que faz isso automaticamente por você?


O Coolors oferece uma ferramenta de geração de paleta de cores personalizada para seus projetos de design, permitindo gerar uma paleta de cores aleatória ou criar uma nova paleta a partir do zero. Outro recurso é a possibilidade de importar imagens e extrair as cores para criar uma paleta de cores a partir da imagem.

8 ferramentas gratuitas de design para você que não é designer
Coolors - Gerador de paleta de cores

O site também apresenta uma comunidade ativa de designers que compartilham suas paletas de cores, o que pode ser útil para aqueles que buscam inspiração e referência.


A principal vantagem do Coolors é que você pode criar paletas de cores sem a necessidade de ter conhecimentos técnicos em design ou teoria das cores, tornando a ferramenta essencialmente útil para quem não é designer, mas precisa criar conteúdo visual nas suas atividades profissionais.


8. Google Fonts


Esse é um site oficial do Google que disponibiliza um grande acervo de fontes gratuitas. O Google Fonts permite que você navegue fontes por categorias como serifadas, sem serifa, manuscritas, por exemplo, assim fica fácil para você escolher a fonte que combina mais com o estilo da sua apresentação. Depois de fazer o download da fonte, a instalação é superintuitiva e o próprio arquivo vai te guiar.

8 ferramentas gratuitas de design para você que não é designer
Google Fonts - Acervo de fontes gratuitas

Uma das principais vantagens do uso de fontes do Google Fonts é que elas são gratuitas e podem ser usadas em qualquer projeto, pessoal ou comercial, sem a necessidade de pagar por licenças. Além disso, o site oferece uma grande variedade de opções de fontes, permitindo que os usuários escolham a fonte perfeita para seus projetos.


Se você tem dúvidas na hora de definir a fonte que vai usar nos slides, no nosso Catálogo de Fontes você encontra as nossas 20 fontes preferidas de diferentes estilos e como usá-las na apresentação. Clique aqui e baixe o seu gratuitamente!


Essas são apenas algumas das ferramentas de design disponíveis para quem não é designer. Cada ferramenta tem suas próprias características e recursos, é importante encontrar aquela que melhor se adapta às suas necessidades e habilidades.


E agora, PPTeiro?!


Convencido de que não precisa ser designer para criar apresentações profissionais ou você ainda acha que precisa mexer no Photoshop pra fazer bons slides?


Para te provar que não é o software que faz apresentações, Breno Vargas, cofundador do MINIMIZA | Apresentações Sem Firulas, preparou um vídeo te ensinando a sair do básico e criar slides profissionais usando o PowerPoint. Veja o passo a passo:


Comments


bottom of page