top of page

7 infográficos criativos para você se inspirar e usar nos seus slides

Neste texto, separamos 7 infográficos para você se inspirar e apresentar seus dados de maneira criativa e atraente. E no final, você poderá baixar gratuitamente os infográficos editáveis para usar como inspiração na sua próxima apresentação. Vamos lá?

7 infográficos criativos para usar na apresentação
7 infográficos criativos para se inspirar e usar na apresentação

Se você acompanha o MINIMIZA | Apresentações Sem Firulas há um tempo sabe que um slide precisa ser compreendido em menos de 3 segundos. E que nós defendemos que, além de pouco texto, seus slides precisam ser bastante visuais para serem fáceis de entender.


Mas o que fazer quando se tem uma grande quantidade de dados para apresentar?


Textos, números, tabelas grandes e/ou gráficos complexos... seja qual for o conteúdo, o nosso recurso preferido é usar esquemas que simplifiquem o entendimento do conteúdo, como os infográficos, por exemplo.


O que são infográficos?


Infográfico é um recurso que combina textos e elementos visuais para transmitir informações de maneira dinâmica e bastante visual.


Esse recurso é muito eficaz para cativar a atenção do leitor e simplificar a mensagem em conteúdos complexos, como uma grande quantidade de números, gráficos e tabelas, por exemplo. Não é à toa que esse recurso é muito usado em cartazes informativos, revistas e sites. Além, é claro, de ser um recurso visual incrível para usar nos seus slides.


Afinal, os infográficos simplificam e tornam visuais as informações, facilitando a compreensão dos conteúdos mais “chatos” da sua apresentação.


Usando um infográfico você consegue trocar as tabelas e gráficos padrões do Excel, que são feios e sem graça, por recursos visuais muito mais intuitivos, fáceis de entender e visualmente mais atraentes, característica principal dos infográficos.

7 infográficos criativos para usar na apresentação
Troque os gráficos padrão do Excel por infográficos

Se você se interessou em usar esse recurso nas suas apresentações, neste texto separamos 7 infográficos criativos para você se inspirar e apresentar seus dados de maneira criativa e visualmente atraente.


E lembrando que no final você poderá baixar gratuitamente os infográficos editáveis para usar como inspiração na sua próxima apresentação.


Confira a nossa seleção de exemplos:


1. Gráficos visuais


Esse infográfico fez parte de uma apresentação desenvolvida pelo MINIMIZA para a Delfos, uma das multinacionais que compõem nosso portfólio. Hoje não ofertamos mais esse serviço, mas sempre usamos muitos infográficos para tornar os gráficos nos nossos clientes mais visuais.

7 infográficos criativos para usar na apresentação
Gráficos visuais

2. Números visuais


Neste caso específico não criamos gráficos, mas trouxemos uma visualização gráfica para os números. Os ícones reforçam a dimensão de cada número, ficando muito mais fácil de compreender a grandeza de cada resultado.

7 infográficos criativos para usar na apresentação
Números visuais

3. Ênfase no resultado


Neste infográfico a ênfase está na informação mais importante: o número. Usando o conceito de hierarquia, o valor é colocado em maior tamanho propositalmente. Assim, de imediato a audiência tem acesso ao dado, garantindo que a parte mais importante da apresentação seja compreendida com facilidade.

7 infográficos criativos para usar na apresentação
Ênfase no resultado

4. Infográfico com ícones


Não é à toa que esse é nosso estilo preferido de infográfico. É a forma mais visual de apresentar os dados de um gráfico e/ou tabela, por exemplo. Você pode substituir os gráficos de pizza padrão do Excel por um ícone e dividi-lo conforme os percentuais de cada parte do gráfico, como fizemos nesse slide. Temos um vídeo em nosso perfil do Instagram ensinando a fazer esse estilo de gráfico. Clique aqui e assista!

7 infográficos criativos para usar na apresentação
Infográficos com ícones

5. Infográfico com ícones


Você já deve ter reparado como os ícones são versáteis para criar infográficos, não é mesmo? Mais uma vez um ícone foi usado para criar um infográfico que demonstra os percentuais de uma tabela. Usamos um ícone de vaca, mas você pode se inspirar nesse infográfico e usar um ícone que faça sentido para os dados da sua apresentação.

7 infográficos criativos para usar na apresentação
Infográficos com ícones

6. Dando vida aos números


Quando você demonstra visualmente um número, fica muito mais fácil compreender a grandeza dele. Nesse caso, os ícones foram usados para reforçar a dimensão do número a ser apresentado. Vendo as 30 taças, logo de cara associamos que a quantidade é grande, e passamos a dar importância para o que, até então, seria apenas um número.

7 infográficos criativos para usar na apresentação
Dando vida aos números

7. Comparações entre números


Esse estilo de infográfico é ideal para quando você precisa fazer comparações. Neste caso específico, precisávamos fazer uma comparação entre o público masculino e feminino. Ao invés de simplesmente apresentar os números, criamos gráficos que apresentavam visualmente esses resultados, ficando muito mais fácil compreender qual público era maior em cada categoria.

7 infográficos criativos para usar na apresentação
Infográficos para comparação

Além de visualmente atraentes, os infográficos precisam ser criativos na apresentação das informações. E é sempre importante que os recursos visuais utilizados estejam relacionados com o assunto da sua apresentação. Por isso, recomendamos que você use essa nossa lista como inspiração. Os infográficos editáveis servirão como uma referência na hora de criar seus próprios infográficos. Clique aqui e baixe agora mesmo!

7 infográficos criativos para usar na apresentação
Infográficos editáveis e gratuitos para usar na apresentação

Quer conhecer mais sobre o processo criativo dos nossos infográficos?


No vídeo “o que é um infográfico e como usar na sua apresentação”, Laís Vargas, cofundadora do MINIMIZA | Apresentações Sem Firulas vai te ensinar todas as características de um infográfico e como você pode usar na sua apresentação. Tudo isso com exemplos práticos e direto ao ponto! Assista agora:


Comments


bottom of page