top of page

5 dicas para superar o medo de falar em público

Apresentar diante uma plateia é uma tarefa difícil. Para muitas pessoas é um desafio aterrorizante. Se você é uma delas, vem com a gente porque vamais te apresentar 5 dicas práticas para superar o medo de falar em público. Vamos lá?



Um estudo publicado pelo jornal britânico “Sunday Times” afirma que falar em público é considerado o maior medo do ser humano, superando, problemas financeiros, doenças e, até mesmo, a morte. Dentre 3 mil pessoas entrevistadas pela pesquisa, mais de 40% relataram que seu maior medo é falar diante de uma plateia.

Na vida profissional é praticamente impossível se eximir da necessidade de falar publicamente. Seja apresentando um projeto para clientes ou participando de reuniões, por exemplo, o mercado de trabalho exige essa habilidade a todo momento.

A dificuldade de muitos se intensifica ao apresentar. Além do desafio de se expor publicamente, exige-se o domínio dos conteúdos que serão abordados para que a apresentação seja conduzida com maestria. Assumir o controle em uma situação tensa exige muita habilidade, e é nesse momento em que muitos travam e o medo de falar em público domina.

A boa notícia, no entanto, é que superar o medo de falar em público é possível.

Em casos graves recomenda-se tratamentos orientados por profissionais. Mas em casos onde o medo de se expor é pontual, como apresentar um trabalho ou projeto, por exemplo, superar o medo de falar em público é uma habilidade que pode ser adquirida.

Separamos 5 dicas práticas para te ajudar a superar o medo de falar em público e ganhar confiança que precisa para subir aos palcos e arrasar nas suas apresentações.


Veja as dicas que separamos!

1 – Estude sua apresentação


Domine o seu conteúdo e conheça o roteiro da sua apresentação. Conhecer sua apresentação é muito mais que decorar frases prontas ou a sequência correta das falas e/ou slides. É necessário compreender o planejamento da sua apresentar. Se necessário, isso vai trazer segurança para improvisar, por exemplo. E se isso acontecer, você já conhece o caminho que precisa seguir.

2 – Filme sua apresentação e veja como pode melhorar


Apresente em frente às câmeras sem se preocupar com o público, tempo ou erros que possam acontecer. Recomendamos que você use a câmera traseira (ou evite assistir sua performance enquanto apresenta). Depois que finalizar, assista a gravação e analise seus gestos, falas, erros, inseguranças e flow do roteiro e slides buscando identificar os pontos que você precisa melhorar. Repita esse exercício até estar satisfeito com o resultado!

3 – Ouça músicas agitadas antes de subir ao palco


Sugerimos que você ouça uma música bastante agitada, use fone de ouvidos ou coloque em alto e bom som. Sabe aquela música que você precisa se segurar para não cantar? Essa é perfeita! Ouça ela quando estiver prestes a entrar no palco. Os primeiros minutos de uma apresentação são os mais tensos, e uma boa música vai dar a empolgação que você precisa para começar mais confiante.

4 – Reconheça que vai sentir medo


Mãos suadas, voz trêmula e coração acelerado são sensações comuns em momentos de medo e nervosismo, em apresentações não seria diferente. Suba ao palco sabendo que essas sensações são normais para o momento. Reconhecer que o medo e nervosismo vão aparecer vão manter você no controle da situação.

5 – Aceite que você pode errar


Definir padrões inalcançáveis para seu discurso contribui apenas para aumentar o seu nervosismo. Coloque como meta fazer o seu melhor no palco ao invés de tentar o discurso perfeito.

Percebeu PPTeiro, como há formas para vencer esse seu medo de falar em público?

Sugerimos que sempre você tiver uma apresentação para fazer, se organize para aplicar as 5 dicas que apresentamos neste texto. À medida que você for aplicando, você perceberá que é você quem controla a sua apresentação. Isso irá trazer a segurança que você precisa para dar um show no palco.

Chegou a hora de apresentar e ainda tá sentido aquele nervosismo? Fique tranquilo, separei uma dica extra para você!

No vídeo 3 formas de diminuir o nervosismo antes de falar em público, Laís Vargas, cofundadora do MINIMIZA, compartilha técnicas que vão ajudar você a dominar o nervosismo ao apresentar. Assista:


bottom of page