top of page

5 dicas para criar apresentações profissionais no Canva

Atualizado: 27 de out. de 2022



“O que vocês pensam sobre o Canva?”

“Gostam do Canva para criar apresentações?”

“Essas dicas valem para o Canva?”


A gente recebe muito essas perguntas aqui no MINIMIZA | Apresentações Sem Firulas.


Você sabe qual é a nossa resposta? Vamos te contar neste texto!


O Canva é uma ferramenta de design que se tornou bastante conhecida na última década. E não é à toa essa popularização. O Canva tem a missão de garantir que qualquer pessoa possa criar um design mesmo sem dominar programas de criação gráfica, como o Photoshop, servindo inclusive para criar apresentações profissionais.


E os conteúdos que o MINIMIZA ensina, servem para o Canva?


No MINIMIZA sempre defendemos que não é o software quem cria apresentações. E, sim, a forma como o apresentador usa esse software para transmitir sua mensagem.


Uma apresentação profissional é bem mais que slides bonitos. O equilíbrio entre as habilidades do orador, a harmonia dos slides e o roteiro da apresentação é o que define a qualidade de uma apresentação.


Então, sim! Os conteúdos que ensinamos no MINIMIZA podem ser aplicados em uma apresentação criada no Canva. Afinal, como sempre defendemos, não é o software quem faz a apresentação.


Independente do software que você escolher, seja ele o PowerPoint, Google Slides, Keynote ou, até mesmo, o Canva, os conteúdos do MINIMIZA irão ajudar você a criar uma apresentação de sucesso.


Por isso, incentivamos que você escolha o software de apresentações que melhor se adapta e aplique as dicas que ensinamos aqui no blog, em nosso Instagram, no TikTok, no Canal Tudo Sem Firulas e nos nossos cursos e treinamentos in company.


E se o Canva for o software escolhido, separamos 5 dicas especiais para você criar uma apresentação de sucesso no Canva:


1. Antes de tudo, crie um roteiro


De nada adianta slides bonitos se o roteiro da sua apresentação está mal estruturado. O roteiro é a base de qualquer apresentação. Sem planejar os seus conteúdos há riscos de perder o sentido do seu conteúdo ou, até mesmo, deixar informações importantes para trás, aí só slides bonitos não serão suficientes para transmitir sua mensagem com eficiência.


2. Siga uma identidade visual


Seja o padrão de cores e fontes da sua empresa, ou a paleta de cores que você criou... uma identidade visual vai trazer harmonia para seus slides, deixando-os mais profissionais.


3. Explore os recursos visuais


Uma das facilidades do Canva é a ampla quantidade de recursos visuais disponíveis dentro da própria plataforma. Imagens, ícones, formas, diversidade de fontes... são recursos que incentivamos para deixar sua apresentação mais visual. Aproveite essa vantagem do Canva.


4. Capriche no layout


PPTeiro, o nosso lema “apresentações sem firulas” não é em vão. Assim como o Canva oferece diversos recursos visuais que podem ser usados nas apresentações, oferece também muitas firulas que devem ficar longe dos seus slides.


Mantenha o layout dos seus slides o mais minimalista possível, usando somente os elementos que vão, de fato, ajudar a transmitir sua mensagem. Muita atenção com as firulas, PPTeiro!


5. Jamais exporte seus slides para outros softwares de apresentação


Muita gente que nos acompanha já contou que faz isso: salvar os slides do Canva e apresentar no PowerPoint.


Por que você vai fazer o mesmo trabalho duas vezes, PPTeiro?


Cada software de apresentações tem suas particularidades, e fazendo isso certamente você vai precisar fazer ajustes nos slides. E isso é trabalho dobrado para você que já tem pouco tempo para criar sua apresentação.


Então já sabe: fez a apresentação no Canva, apresenta no Canva!


DICA EXTRA:


Se você nos acompanha há um tempo sabe que a gente sempre recomenda que seus slides sejam ser bastante visuais, independente do software que você usar.


Se essa é uma dificuldade sua, Breno Vargas, cofundador do MINIMIZA | Apresentações Sem Firulas preparou um vídeo te ensinando 5 FORMAS DE DEIXAR SEUS SLIDES MUITO MAIS CRIATIVOS. Assista agora mesmo:


bottom of page