top of page

3 exercícios para reduzir o nervosismo antes de apresentar (em menos de 10 minutos)

Seja minutos antes de subir no palco ou logo que começa a apresentar, não tem jeito, esses são os momentos mais tensos de uma apresentação. Com você também é assim?


Uma pesquisa feita pelo jornal britânico Sunday Times mostrou que o medo de falar em público é maior do que da morte para a maior parte das pessoas. É incrível como falar em público pode ser assustador, e ainda assim é uma habilidade extremamente importante para desenvolver.


O medo de falar em público é algo natural do ser humano, pois é muito comum sentir-se tenso quando se está sendo observado por um grande grupo de pessoas. Então é perfeitamente normal aquele nervosismo quando você está a minutos de começar sua apresentação.


O que você não pode, no entanto, é deixar que o medo assuma o controle da situação. Caso isso ocorra, você vai subir no palco ansioso, inseguro, com medo... ou seja, sua apresentação vai começar de forma desastrosa.


Se você está lutando contra o medo de falar em público, o primeiro passo é controlar o nervosismo antes da apresentação. Afinal, o estado mental que você começa a apresentar é o que define o percurso da sua apresentação. Mas não se preocupe, há muitas maneiras de praticar e melhorar essa habilidade.


Pra começar, recomendamos que você separe alguns minutos antes de começar sua apresentação para se preparar mentalmente. Relaxar vai te ajudar a se sentir mais à vontade com situação, confiante com a apresentação, e pronto para dar um show.


Aqui está uma lista com 3 exercícios que podem ser feitos 10 minutos antes da sua apresentação para te ajudar a reduzir seu nervosismo e relaxar antes de subir ao palco.



SPOILER: No final deste texto trouxemos uma dica extra! E você poderá baixar nosso material gratuito preparado para você se certificar de que está preparado. O nosso Checklist vai te dar aquela dose de confiança extra pra você mandar bem na apresentação.


1. Faça exercícios de respiração


Faça respiração profunda: Feche os olhos, respire fundo, conte até 10 e lentamente expire. Aproveite para apoiar uma das mãos sobre sua barriga e sentir o movimento.


O simples ato de respirar com consciência vai te tranquilizar em um momento tão tenso quanto a sua apresentação.


Repita isso de 3 a 5 vezes. E, em menos de 3 minutos, você vai se sentir mais relaxado e pronto para um novo exercício.

3 exercícios para reduzir o nervosismo ao apresentar (em menos de 10 minutos)
Exercícios de respiração ajudam você a relaxar antes da apresentação

2. Fale um trava-língua


“O rato roeu a roupa do rei de Roma” é fácil... Quero ver você pensar na apresentação ao mesmo tempo que fala:


“O desinquivincavacador das caravelarias desinquivincavacaria as cavidades que deveriam ser desinquivincavacadas”


É esse o principal objetivo deste exercício. Enquanto nos concentramos em falar o trava-língua corretamente, hackeamos nosso cérebro fazendo-o esquecer dos pensamentos ansiosos pré-apresentação. Esse exercício dura menos de 2 minutos e vai te ajudar a voltar para o momento presente. Então procure um trava-língua nível hard e pratique.

3 exercícios para reduzir o nervosismo ao apresentar (em menos de 10 minutos)
Falar um trava-língua faz você esquecer dos pensamentos ansiosos pré-apresentação

Não podemos deixar de acrescentar que trava-línguas são ótimos para melhorar sua dicção, pois te desafiam a prestar atenção nas palavras, estimulando a pronúncia correta. Ou seja, além de mais tranquilo, você começará sua apresentação aquecido para encantar com a sua oratória. Sem falar, é claro, que o exercício de falar em voz alta ajuda você a desenvolver confiança para falar com clareza.


3. Ouça uma música alto astral


Quem não se empolga ao ouvir “Happy” de Pharrell Williams?!


Uma música com letra otimista e ritmo contagiante tem seus benefícios, desde a redução do seu nervosismo, até o aumento do seu astral. Ao entrar no ritmo de uma música animada, você relaxa e aumenta a sua motivação para subir ao palco com entusiasmo.

3 exercícios para reduzir o nervosismo ao apresentar (em menos de 10 minutos)
Uma música empolgante vai aumentar sua energia no começo da apresentação

Faça esse exercício como a terceira parte da nossa lista de exercícios para reduzir o nervosismo. Prepare o fone de ouvido e separe os 4 minutinhos antes de começar a apresentar para ouvir uma música que te empolga. Você já passou por dois exercícios de relaxamento, agora é hora de entrar na vibe e se preparar para subir no palco e compartilhar a sua empolgação com a plateia!


Realizar essa lista de exercícios vai tomar menos de 10 minutos do seu tempo e vai te ajudar a se acalmar e reduzir o nervosismo antes de fazer uma apresentação. Pratique!


Confiança no seu trabalho é importante, também!


De nada adianta exercícios de relaxamento se você estiver descontente com seus slides, inseguro com as falas, sem confiança no conteúdo...


Uma boa apresentação começa muito antes de subir ao palco! Treino é um pilar importantíssimo para sua performance frente à audiência. E por isso trouxemos uma dica extra para você aplicar antes de apresentar.


O melhor método para reduzir o nervosismo antes de qualquer apresentação é praticar!


Quanto mais você praticar sua apresentação, mais confiante você se sentirá. É durante o treino que você vai se deparar com erros, dificuldades, palavras difíceis, conteúdos complexos de explicar... perceber erros diante da plateia vai te desestabilizar e te deixar ainda mais nervoso. Então por que não os prever em tempo para corrigir?


Por isso, nossa recomendação final é que você clique aqui e baixe nosso Checklist, um material gratuito que o time MINIMIZA preparou para você não esquecer nenhum detalhe importante antes de se apresentar. Com esse material você você vai conseguir minimizar os erros e melhorar a sua performance final.

3 exercícios para reduzir o nervosismo ao apresentar (em menos de 10 minutos)
Nosso Checklist foi preparado para você não esquecer nenhum detalhe importante antes de se apresentar

bottom of page