top of page

Você usa título e bullet points nos slides? Então você está fazendo TUDO errado!

Se você está acostumado a fazer seus slides nesse modelo comum do PowerPoint, então você está cometendo os piores erros em uma apresentação. Quer saber por quê? Vem com a gente...

Você se lembra do dia em que uma pessoa se sentou ao seu lado para te ensinar a mexer no Excel? Mas e apresentações? Alguém já parou para te ensinar a fazer apresentações de verdade? Provavelmente não, e esse é o verdadeiro problema.


O problema foi que ninguém nos ensinou:

  • Qual é a melhor forma de iniciar e finalizar uma apresentação?

  • Como posso contar uma história com números?

  • Que tipo de imagens é a melhor para usar?

  • É necessário usar animações? Quais usar? Como fazer?

E nós sabemos porque ninguém nunca te ensinou a criar apresentações no PowerPoint como te ensinaram a usar o Excel e outras ferramentas... Eis o motivo:


Quando você abre o PPT, encontra esse slide aqui, para criar a capa:

Logo em seguida, adicionamos mais um slide para escrever o conteúdo e damos de cara com esse slide aqui:

Esse slide, em especial, representa o grande motivo para não ensinarem como se criam boas apresentações: o próprio PowerPoint já diz o que temos que fazer...


Ao contrário do Excel – onde temos que pensar em qual fórmula usar –, no caso do PowerPoint, ele já fala nossos passos:


“Clique para adicionar um título”


“Clique para adicionar um subtítulo”


“Clique para adicionar texto”


Entendeu qual é a questão? Se o software te fala o que fazer, por que ter alguém para te ensinar? O PowerPoint é maravilhoso – assim como o Keynote e o Google Slides –, mas por causa dele nos tornamos profissionais preguiçosos.


Fazemos exatamente o que o software manda: título em todos os slides, bullet points intermináveis, logo da empresa no cantinho inferior direito e por aí vai...


Recentemente criamos um post no Instagram (siga a gente por lá: @minimizaapresentacoes) onde questionamos esse padrão que simplesmente nos acostumamos a usar.


Quer ver o post completo? Clique aqui.


A verdade é que ninguém nos ensinar a criar boas apresentações porque a maioria acha que já sabe fazer ou que o PowerPoint é muito intuitivo. Mas qual o problema em usar bullet points?

Esse recurso, apesar de simples e fácil de usar, possui dois grandes problemas principais:

  1. Não são visuais; e

  2. Não contam uma história.

Seu uso excessivo faz com que a apresentação fique cansativa, monótona e “mais do mesmo”.



Ao invés de usá-los, que tal substituir por ícones?


Os ícones são imagens minimalistas e você consegue encontra-los gratuitamente em diversos sites, mas o nosso preferido é o The Noun Project.



Esse recurso vai te ajudar a deixar a apresentação mais visual e, o melhor de tudo, vai fazer com que você deixe esse modelo de slide que já está padronizado em nossa cabeça (título + bullet points).



Como ter mais dicas?


Em meados de 2019 lançamos o livro “Hackeando o PPT: 100 dicas para criar apresentações inovadoras e sem firulas”. Escrito por Laís Vargas, Co-fundadora do MINIMIZA Apresentações, ele veio ao mundo para ser um verdadeiro manual.


Nele, Laís dá exatamente 100 dicas para te ajudar no dia a dia, desde o planejamento até a apresentação do material em si. Um livro de fácil leitura e que vai te ajudar mais do que muito curso por aí por apenas R$ 19,90.

Hackeando o PPT é o livro brasileiro de apresentações com mais reviews na Amazon e possui uma avaliação incrível (4,6 de 5,0). Disponível com exclusividade Amazon e apenas em formato digital, ok?


Clique aqui para adquirir o best-seller nas categorias Desenvolvimento Profissional e Educação.


bottom of page