top of page

Tabelas sem firulas: 5 modelos criativos para você se inspirar

A comunicação eficaz é a chave para o sucesso de uma empresa. E quando se trata de apresentações, a forma como as informações são apresentadas faz toda a diferença.


Uma ferramenta muitas vezes subestimada, mas extremamente necessária na rotina de apresentações corporativas, são as tabelas. Uma tabela bem diagramada não apenas organiza dados complexos de maneira compreensível, mas também adiciona um toque de profissionalismo e clareza à sua mensagem.


Na maioria das apresentações corporativas, no entanto, as tabelas costumam ser monótonas e pouco atraentes, tornando-se um desafio para quem as interpreta.

Tabelas sem firulas: 5 modelos criativos para você se inspirar

Abandone as tabelas padrão Excel


É bem provável que, se você faz apresentações de resultados, em algum momento precisou apresentar uma tabela do Excel: linhas e colunas padronizadas, fontes pequenas para caber no slide, cores e fontes que fogem totalmente da identidade visual...

Tabelas sem firulas: 5 modelos criativos para você se inspirar

Copiar a tabela do Excel e colar no PPT é o maior equívoco que você pode cometer na sua apresentação de resultados. São dois softwares com propósitos totalmente diferentes.


No Excel, a intenção é organizar determinado volume de dados dentro de uma mesma tabela, sem se preocupar com a legibilidade ou estética visual.


No PowerPoint a necessidade é outra: simplificar os dados para que eles sejam rapidamente interpretados pela audiência. E aí vale tudo para deixar as suas tabelas mais fáceis de serem interpretadas.

Tabelas sem firulas: 5 modelos criativos para você se inspirar

Uma das formas de fazer isso é através da utilização de tabelas visuais e atrativas, deixando de lado as tabelas padrões do Excel e tornando a apresentação mais dinâmica e envolvente.


A seguir, você vai conhecer 4 estratégias para inovar na apresentação de resultados e tornar suas tabelas mais atraentes e visualmente agradáveis. Também preparamos uma lista com 5 tabelas criativas e sem firulas para você se inspirar e inovar na apresentação dos seus resultados.


Por fim, Breno Vargas, cofundador do MINIMIZA, preparou um vídeo completo ensinando como criar tabelas perfeitas no PowerPoint, com tutoriais e slides editáveis para você baixar e colocar em prática. Vamos lá?


4 estratégias para criar tabelas sem firulas


1. Simplifique


Engana-se quem pensa que o caminho é "enfeitar" as tabelas. A melhor maneira de tornar seus resultados mais acessíveis é simplificá-los. Dê protagonismo aos seus resultados e avalie os dados que são realmente necessários em seu discurso.

Tabelas sem firulas: 5 modelos criativos para você se inspirar

2. Utilize cores e fontes da sua identidade visual


As tabelas são parte integrante da sua apresentação e devem estar alinhadas com a identidade visual que você está seguindo nos outros slides. Mantenha as cores e fontes que você está usando e, em apresentações corporativas, siga o manual da marca. Além de tornar suas tabelas agradáveis à vista, isso é fundamental para criar unidade entre as várias informações da sua apresentação.


3. Utilize recursos visuais


Fuja dos formatos tradicionais de tabelas com linhas, colunas e texto. Aposte em imagens, ícones ou outros recursos visuais para ilustrar os dados e informações. Isso torna a apresentação mais atraente e ajuda a transmitir a mensagem de maneira mais clara e objetiva.


4. Use sua criatividade


Não tenha medo de experimentar novas formas de apresentar seus resultados e usar diferentes recursos criativos. Apresentações diferenciadas e inovadoras têm um impacto maior e podem ajudar a destacar você e/ou sua empresa no mercado.


Inovar nas tabelas é uma estratégia para tornar suas apresentações de resultados mais interessante e atrativa, além de ajudar a transmitir a mensagem de forma mais clara e objetiva para a sua audiência.


5 modelos criativos de tabelas para você se inspirar


Separamos 5 tabelas sem firulas e muito criativas que servirão como inspiração para a sua próxima apresentação de resultados. Temos certeza que sua audiência (e por que não o seu chefe?!) vai se surpreender!


1. Tabela de comparação


Esse tipo de tabela é ideal para comparar a performance de dois ou mais elementos em relação a diferentes itens. O formato tradicional de linhas e colunas dá lugar a formas que visualmente representam a performance dos elementos diante de cada item, tornando mais fácil compreender a dimensão de cada valor apresentado.

Tabelas sem firulas: 5 modelos criativos para você se inspirar

2. Tabela com ícones


Neste exemplo, ícones substituem muito bem as descrições de cada item em uma tabela. Palavras como moradia, alimentação, lazer, etc., são facilmente substituídas por ícones, agilizando a compreensão da mensagem a ser transmitida. Inspire-se nesse exemplo e adapte-o conforme os seus resultados.

Tabelas sem firulas: 5 modelos criativos para você se inspirar

3. Tabela com logotipos


Usando o mesmo princípio do exemplo anterior, as descrições foram substituídas por logotipos que representam os elementos da tabela. Essa troca torna a compreensão muito mais rápida e intuitiva, facilitando a transmissão da mensagem.

Tabelas sem firulas: 5 modelos criativos para você se inspirar

Vale tudo na hora de colocar essa inspiração em prática! Experimente trocar os logotipos por imagens que façam sentido ao seu conteúdo e surpreenda-se com o resultado.


4. Tabela visual


Neste exemplo, o foco está nos elementos principais da tabela: os números. Em vez da forma tradicional de apresentar percentuais, optamos por exibir os números visualmente na tabela, tornando a comparação entre os dados mais direta.

Tabelas sem firulas: 5 modelos criativos para você se inspirar

5. Tabela comparativa com critérios


Tabelas comparativas são comuns para medir o cumprimento de critérios, avaliando a eficiência de uma marca ou produto em relação aos concorrentes, por exemplo. Além dos elementos já mencionados nas outras tabelas deste artigo, destacamos aqui o uso de realces na tabela para enfatizar as vantagens de uma marca em relação às outras, transmitindo a mensagem para a audiência de maneira mais ágil.

Tabelas sem firulas: 5 modelos criativos para você se inspirar

Agora que você tem muita inspiração, é hora de colocar tudo em prática!


Para ajudá-lo nessa tarefa, Breno Vargas, cofundador do MINIMIZA, preparou um vídeo completo que ensina o passo a passo para criar tabelas perfeitas usando o PowerPoint. Ao final, você poderá baixar os slides editáveis para se inspirar. Assista agora!


Comentarios


bottom of page