top of page

O caminho para sair do bloqueio criativo!

Você já tentou melhorar suas apresentações, aplicar as dicas do MINIMIZA, tentou, tentou..., mas se sentiu estagnado? Neste texto vamos te mostrar o caminho para sair do famoso bloqueio criativo, um estado onde nos sentimos incapazes de criar qualquer coisa! Vamos aprender?


É no estado de bloqueio criativo que muitos desistem de inovar e acabam recorrendo às velhas formas de criar apresentações – usam templates prontos, recheiam os slides de textos ou então resumem tudo em bullet points, inserem figuras, gráficos e tabelas de forma totalmente genérica, sem identidade. Essas e outras firulas vão parar na apresentação pelo fato do apresentador não conseguir se libertar do “eu não sou criativo!”.


Acreditamos que você não precisa ser designer para criar boas apresentações. Esse valor guia nossos conteúdos, workshops, cursos, treinamentos in company e todos os outros momentos em que nos dedicamos a ensinar profissionais e estudante a fazer boas apresentações. Mas não tem jeito, chega um momento em que tudo trava, as boas ideias vão embora e sentimos que nossas apresentações estão um lixo. Fique tranquilo, isso acontece com todo mundo!


Desde pessoas que estão começando até profissionais com anos no mercado criativo, o bloqueio criativo é uma realidade na rotina de todo mundo.


A diferença, no entanto, é que um grupo de pessoas entende que o bloqueio criativo existe e busca formas de sair dele, enquanto o outro, por desconhecimento, opta por desistir de sua criação com a célebre frase “eu não sou criativo!”.


Mas eu te pergunto, em qual grupo você deseja estar?

Tenho certeza que no primeiro, não é?!


Tenho motivos para você ficar feliz, afinal, o primeiro passo você já deu. Ao ler esse texto, você saberá que o bloqueio criativo existe e que ele aparecerá sempre que você estiver criando. E reconhecê-lo é fundamental para o vencermos!


Agora, você aprenderá a lidar com ele nos momentos que estiverem frente a frente. O que você deve fazer quando estiver prestes a soltar a célebre frase... não fale!


1. Troque o eu “eu não sou criativo!” por “estou no bloqueio criativo!”.


2. Se inspire!


Preste atenção nas inspirações que te cercam. Um post no Instagram, uma embalagem bonita, um comercial na TV... Todas essas referências visuais podem te servir de inspiração nos seus slides. Reproduza a forma como os textos estão diagramados, aplique imagens da forma como estão dispostas ou use uma paleta de cores que você achou bonita e faz sentido no tema da sua apresentação, por exemplo.


3. Saia da frente do computador.


Essa dica vale tanto para você testar novas formas e espaços para criar – lápis e papel, um café, um coworking – quanto para se desconectar da sua criação. Saia da frente do computador, dê uma volta pela casa, jardim ou até pela cidade, tome um café... observar outros assuntos vai te livrar da excessiva cobrança por ser criativo. A criatividade vai fluir quando sua mente estiver aberta.


4. Misture assuntos diferentes!


Quando duas coisas que já existem são combinadas, algo totalmente novo surge. Por isso, aproveite seu repertório de filmes, livros ou histórias e crie conexão com o assunto da sua apresentação. Usas metáforas, analogias e/ou cenas para ilustrar um conteúdo da sua apresentação pode ser um caminho incrível para ser mais criativo.


5. Aproveite a jornada!


Ser criativo, planejar o roteiro, criar slides bonitos... são atividades que devem ser encaradas como um momento prazeroso e livre de obrigações. Dedique-se em fazer uma boa apresentação e busque formas de aproveitar essa jornada. Tome sua bebida favorita, ouça uma música que você gosta, aplique as dicas que apresentamos aqui e busque a sua forma de se motivar!


Nas redes sociais do MINIMIZA, por exemplo, compartilhamos diariamente conteúdos sobre apresentações, dicas de ferramentas e técnicas que vão te ajudar nessa tarefa.


Se você quer fazer parte dessa incrível transformação que estamos fazendo no universo das apresentações, acompanhe o MINIMIZA nas redes sociais:


Clique para acessar nosso: Instagram

Clique para acessar nosso: TikTok

Clique para acessar nosso canal no: Youtube

Clique para acessar nosso: LinkedIn

bottom of page