top of page

As 5 etapas para criar uma apresentação de sucesso

Você quer criar apresentações incríveis, marcantes e surpreendentes muito mais rápido? Então, vem com a gente porque vamos contar os principais segredos do Método Sem Firulas do MINIMIZA para decolar sua carreira com seus slides.



Imagina a seguinte situação: seu chefe te pede para fazer uma apresentação que ele vai apresentar daqui a três dias. O desespero toma conta da sua cara, você não consegue disfarçar e o PowerPoint vira sua maior prioridade!


“Tenho que surpreender meu chefe”, você pensa.


Aí a primeira coisa que você faz é abrir o PowerPoint e logo começa a inserir títulos e bullet points nos slides... certo? Não fomos ensinados a seguir um passo a passo (e, acredite, esse passo a passo existe!).


No MINIMIZA desenvolvemos o Método Sem Firulas para ensinar aos nossos alunos como criar uma apresentação eficiente perdendo menos tempo. Nós aplicamos a mesma metodologia ao criar apresentações personalizadas para as multinacionais que são nossos clientes.


Por isso, vamos compartilhar com você as 5 etapas da metodologia que Breno e Laís, os fundadores do MINIMIZA, criaram. Seguindo esse passo a passo, você vai entender qual é a forma correta de começar a desenvolver seu PPT.


Etapa 1: PLANEJAMENTO


Posso te garantir que 99% das pessoas que acham que fazem uma boa apresentação pulam essa etapa. Assim como tudo na vida, planejar deve ser a primeira coisa a ser feita.


> Qual é o objetivo da minha apresentação?

> Quem é meu público-alvo?

> Quais emoções quero que minha audiência sinta?

> Quanto tempo tenho para apresentar?


Essas são algumas perguntas-chave que precisam ser respondidas antes de qualquer coisa! Não abra o PowerPoint ainda, pense o porquê da sua apresentação existir.


Para te ajudar, construímos no MINIMIZA uma ferramenta chamada e-note, vamos falar melhor dela na próxima etapa e disponibilizar um link para você fazer o download gratuitamente.


Etapa 2: ROTEIRO


Ainda não chegou a hora de abrir o PowerPoint, agora você tem que abrir o Word ou usar papel, caneta e post-it para escrever sua história.


O roteiro é o conteúdo, é a base da sua apresentação. É legal assistir filme cheio de efeito especial, mas que a história é uma b*st@? Não, né? Então de nada adianta um layout incrível se o conteúdo é chato.


Escrever o roteiro é pensar que sua apresentação precisa encantar e prender a atenção da audiência! Lembra das redações da época do colégio? Então, construa sua narrativa com início, meio e fim – é a técnica que o cinema chama de “os 3 atos”.

Essa é a parte mais difícil e também a mais estratégica na hora de criar uma apresentação. E foi exatamente por isso que criamos o e-note, uma ferramenta pra você planejar e roteirizar sua apresentação de forma simples e organizada.

Faça o download gratuito clicando aqui.

Comece a usar o e-note e só depois de ter tudo preenchido, abra o PowerPoint. Agradeça depois ;)

Etapa 3: LAYOUT

Ninguém do Time MINIMIZA é designer. Isso porque você não precisa ser designer pra criar uma boa apresentação.

Comece desconstruindo tudo que é padrão no PowerPoint. Pare de usar template padrão, fontes padrão, cores padrão... Crie uma identidade visual, invista em metáforas e utilize imagens em alta resolução.

A parte visual é um grande desafio, mas há sites gratuitos que podem te ajudar a deixar seus slides mais profissionais de forma fácil. A prova disso é o Breno. Ele é engenheiro e o responsável pela área criativa do MINIMIZA, acredita?

Recomendamos que você assista uma aula que ele preparou chamada “Crie Slides Incríveis Sem Ser Designer”. Aproveite para se inscrever no canal e deixar um like :)



Etapa 4: APRESENTADOR

Após construir toda a apresentação, chegou a hora de dar um show! Para muitos essa é a parte mais desafiadora.

Há profissionais mais tímidos, outros que ficam mais nervosos... mas quero que você saiba que tá tudo bem! Todos nós sentimos frio na barriga, até aquelas pessoas que olhamos e pensamos: “Nossa! Ela tem o dom. Ela fala muito bem!”. Será que é dom mesmo?

Falar bem em público é algo que demanda tempo, prática, treino. Ninguém fica bom da noite para o dia e ninguém nasce sendo um apresentador f#d@! É claro que algumas pessoas têm mais facilidade, então se você faz parte do grupo que é mais tímido, precisa treinar 5 vezes mais, simples assim.

Pensando nisso, criamos uma técnica bem simples que vai te ajudar a treinar a sua oratória. Gravamos um vídeo explicando tudo que você precisa saber sobre ela!


Etapa 5: CHECKLIST

A última etapa foi algo que criamos totalmente do zero! Sabemos que, no dia da apresentação, ficamos nervosos e muita coisa pode dar errado, por isso desenvolvemos um checklist completo para te tranquilizar.

Essa ferramenta tem o objetivo de deixar você mais tranquilo, tendo a certeza de que fez tudo que era necessário para sua apresentação ser um sucesso!

Faça o download gratuito clicando aqui.

Recapitulando o Método Sem Firulas do MINIMIZA: > Etapa 1: Planejamento > Etapa 2: Roteiro > Etapa 3: Layout > Etapa 4: Apresentador > Etapa 5: Checklist

Qual dessas etapas você sente mais dificuldade? Deixe nos comentários para que eu possa te ajudar nas próximas edições da Newsletter.

Não esqueça de compartilhar com seus colegas de trabalho e seguir o perfil da Laís Vargas no LinkedIn e seguir o perfil do MINIMIZA para mais dicas incríveis!

bottom of page