top of page

Apresentação ou relatório?

Será que você faz apresentações mesmo ou são relatórios em PowerPoint? Aprenda a fazer apresentações de verdade.


Certo dia, um seguidor perguntou como deveria ser uma “apresentação one page”. O termo está super em alta no mundo corporativo e significa “apresentação em uma única página”.


Se você acompanha o MINIMIZA há mais tempo, sabe que viemos do mundo corporativo. Sabemos das demandas e dos desafios que encontramos dentro desse ambiente, mas apresentações em uma página?!


Quando deixamos esse mundo para nos dedicar 100% ao MINIMIZA, o termo “apresentação one page” não era utilizado.


Primeiramente, uma apresentação não tem páginas, ela tem slides! PowerPoint não se trata de ficar passando páginas e páginas de informação. Você deve contar uma história de forma visual, dinâmica e inteligente por meio dos slides. Muito diferente de um documento no Word, certo?

Apresentações têm slides e não páginas!

A tal “apresentação one page” não é uma apresentação, mas um relatório! As grandes empresas criaram esse termo para forçar os colaboradores a serem mais direto ao ponto e só colocarem as informações realmente relevantes.


Tenho certeza que você já viu algumas apresentações em que o apresentador fala, fala, fala, fala... mas não diz absolutamente nada, né? É por causa disso que as empresas e as instituições de ensinam colocam limite de slides: para evitar que você "encha linguiça".


“Apresentação one page” não é apresentação, é relatório.

A questão é que apresentação não é só criar slide – e está longe de ser isso. Uma apresentação conta uma história transformando as informações que devem ser passadas para o público em algo interessante, impactante e memorável. E devemos concordar que é impossível contar uma história em uma página – só se for uma bem ruim. Não existe apresentação sem planejamento, roteiro, storytelling, oratória, design, identidade visual, etc.


No fim das contas, uma apresentação de uma página, mesmo que seja criada no Powerpoint, não é uma apresentação de verdade. Além de não ter as características de uma, ela não cumpre o papel que deveria.


Se você quiser aprender mais sobre apresentações de verdade siga o MINIMIZA no Instagram e acompanhe nosso conteúdo gratuito!


Agora, se você quiser aprender tudo sobre apresentações, desde o básico sobre roteiro e oratória, até o mais avançado de storytelling e design, se liga no Planeta MINIMIZA! As vagas abrem em breve e você pode se tornar aluno do curso mais completo de apresentações do Brasil! Vem com a gente!

bottom of page