top of page

Os 5 erros mais comuns em apresentações acadêmicas

Você quer fazer apresentações acadêmicas incríveis? Então, vem com a gente entender o que você não pode errar na hora de apresentar e como sair da sala de aula com a nota 10!



Para muitas pessoas, principalmente na época de faculdade, acreditam que o tão temido TCC é a apresentação mais importante de suas vidas. E faz todo sentindo, afinal esse é um momento que representa o fim de um ciclo muito importante. Se você está se desesperando porque a data da apresentação do TCC está próxima e você não sabe nem por onde começar, pode relaxar porque nós vamos te explicar quais são os maiores erros que as pessoas cometem e como você pode impressionar toda a sua banca.


Diante desse desafio, muita gente acha que as apresentações acadêmicas são muito diferentes dos outros tipos de apresentação, mas não tem nada disso! Elas devem seguir as mesmas regras quando o assunto é PowerPoint, pois tem o mesmo objetivo que qualquer apresentação: expor uma ideia para o público.


Por acharem que os trabalhos acadêmicos são algo à parte, a maioria das pessoas acaba cometendo erros simples e que, na verdade, são extremamente comuns. Pensando nessas pessoas (e talvez você seja uma delas), hoje vamos mostrar quais são os 5 piores erros que você pode cometer na sua apresentação acadêmica e como evitá-los para ganhar nota 10!


1. Nome na capa do PowerPoint

Essa não é exatamente erraaaaaaaada... Mas você não precisa colocar seu nome ali e se apresentar de forma tão superficial. Existem outras opções e essa não é a melhor estratégia.


2. Numeração nos slides

A numeração é totalmente desnecessária, simplesmente porque ela não importa. As apresentações não precisam dessa referência. Slides são como cenas de filme, imagina se elas viessem numeradas no cinema? E se seu professor exige isso, ele anda meio antiquado...


3. Referências muito completas

Deixe essas referências super completas para o trabalho escrito! Você não precisa de tanta informação nos slides porque isso não vai interferir na história que você vai contar. Existem outras formas mais sucintas e inteligentes de colocar essas referências no PowerPoint.


4. Slide de Bibliografia

Esse erro cai no mesmo lugar do erro anterior. Isso tem que estar em um texto porque não faz parte da história da sua apresentação. É como nos créditos de um filme: ninguém assiste mais depois que a história acaba.


5. Limite de quantidade de slides

Esse erro é muito mais do professor do que do aluno. Quantidade de slides é diferente de tempo de apresentação. Uma coisa não está ligada à outra. O que importa é o conteúdo presente da sua apresentação: quanto mais conteúdo, mais tempo vai demorar para apresentar e vice versa. O número de slides é besteira!


Se você quiser saber como fugir desses erros, Laís Vargas, Co-fundadora do MINIMIZA e especialista em apresentações, gravou um vídeo falando mais a fundo sobre esses 5 erros e, especialmente, sobre como evitá-los! É só apertar o play para criar apresentações incríveis!



bottom of page