top of page

3 tipos de fontes para você usar em sua apresentação

A personalidade de cada fonte ajuda a transmitir e reforçar nossa mensagem. Neste texto vamos conhecer 3 tipos de e quais sentimentos elas transmitem. Conhecer a personalidade de cada fonte nos ajudará a usá-las da melhor forma. Vamos lá?


1. Fontes SERIFADAS


São fontes com traços decorativos no topo ou base das letras, e isso deixa suas letras muito elegantes. Por isso, são usadas quando se quer transmitir elegância e tradicionalismo. Assim, podemos encontrar fontes serifadas sendo usadas por marcas como:

Um ponto positivo deste tipo de fonte é sua capacidade de facilitar a leitura. A base das letras cria uma linha imaginária que torna a leitura fluida, dinâmica e menos cansativa. É por esta razão que a fonte Times New Roman ainda é tão utilizada em livros, jornais e grandes documentos, por exemplo.


2. Fontes SEM SERIFA


Suas linhas retas e simples transmitem uma aparência limpa e moderna e deixam a leitura bastante legível. É muito utilizada por marcas que desejam transmitir simplicidade, confiança e modernidade, por exemplo:

Devido à sua simplicidade, as fontes sem serifas se comportam muito bem no meio digital, pois permitem que as fontes sejam compreendidas mesmo quando a letra tem tamanho bem pequeno.


3. Fontes CURSIVAS


São fontes desenhadas semelhantes ao manuscrito, feito com traços elegantes. Usada para transmitir feminilidade, elegância, criatividade e simpatia. Desta forma, é comum encontrar fontes cursivas na comunicação de marcas como:

Por serem fotos mais detalhadas, a interpretação de fontes cursivas é mais lenta, deixando a leitura mais difícil. Por isso, a utilização destas fontes deve ser feita de maneira cautelosa. Use esse tipo de fonte apenas para destacar alguma palavra ou frase curta nos seus slides.



Gostaria de encontrar boas opções de fontes gratuitas para sua apresentação?


Em nosso Catálogo de Fontes, listamos 20 fontes de diferentes tipos e totalmente gratuitas para você usar. Além disso, te ensinamos a usar e combina diferentes fontes em uma apresentação.


É um material gratuito exclusivo do MINIMIZA para te ajudar a criar apresentações melhores.


bottom of page