• MINIMIZA | Apresentações sem firulas

3 fluxogramas criativos para você se inspirar e usar nos seus slides

Separamos 3 fluxogramas criativos para você se inspirar. E, além de te ensinar a fazer, você poderá baixar gratuitamente os fluxogramas editáveis para usar nas suas apresentações. Vamos lá?!


Uma coisa é certa: seus slides não podem ter muito texto!


Seu chefe já te falou isso, seu professor já falou isso... nós do MINIMIZA | Apresentações Sem Firulas, também, sempre batemos nessa tecla. E ainda complementamos que, além de pouco texto, seus slides precisam ser bastante visuais e fáceis de entender.


Nosso recurso preferido para apresentar conteúdos extensos é criar esquemas que simplifiquem o entendimento do conteúdo, como os fluxogramas, por exemplo.


Os fluxogramas são diagramas que ilustram etapas, sequências e/ou decisões de um processo ou fluxo de trabalho. Para criar um fluxograma usa-se elementos padronizados que guiam o público pelas etapas do processo que está representado.


Usando fluxogramas, você consegue trocar os “blocões” de texto do seu slide por recursos visuais muito mais intuitivos e fáceis de entender, além de serem visualmente mais bonitos, é claro.


Se você se interessou em usar esse recurso nas suas apresentações, separamos 3 fluxogramas criativos para você usar como inspiração para seus slides:


1. Fluxograma de etapas


O próprio nome é sugestivo. O fluxograma de etapas ajuda a organizar as etapas de um fluxo de trabalho de modo que fique muito mais fácil acompanhar, entender as tarefas e progredir em cada etapa de maneira rápida e simplificada.


2. Fluxograma de hierarquia


Fluxograma de hierarquia é a opção perfeita para quando você precisa organizar as pessoas de um time, por exemplo. Com uma representação visual da organização, as tarefas fluem melhor e de forma organizada. Você pode usar fotos dos membros da equipe, como no exemplo que trouxemos, dispensando leituras e deixando o fluxograma ainda mais visual.


3. Fluxograma de organização


Essa é uma opção bastante versátil e se aplica a várias formas de organização. Seja para setorizar as áreas de uma empresa, segmentar os produtos, fazer comparações... essa é a opção perfeita para quando você precisa organizar qualquer tipo de conteúdo de maneira visual. Nesse exemplo, usamos um fluxograma para apresentar os produtos da área comercial B2C do MINIMIZA, expondo visualmente as frentes que atendemos com nossos alunos.


Estes fluxogramas foram criados usando a Miro, uma plataforma que funciona como uma lousa interativa 100% digital para criação visual em tempo real ou de forma assíncrona.


Em junho de 2022 fechamos uma parceria inédita entre a Miro e o MINIMIZA | Apresentações Sem Firulas, onde preparamos uma série de conteúdos ensinando a usar os recursos da Miro nas suas apresentações.


Então se você quer aprender a criar fluxogramas como esses, Breno Vargas, cofundador do MINIMIZA | Apresentações Sem Firulas preparou um vídeo ensinando a criar um fluxograma usando a Miro (e você poderá fazer o download dos fluxogramas editáveis para usar na sua apresentação). Assista agora: