top of page

Conquiste a atenção da audiência nas suas apresentações com a Regra 1:1

Neste artigo, você vai aprender a aumentar o engajamento do público e facilitar a compreensão do seu conteúdo usando a Regra 1:1 nas suas apresentações. E, no final, você poderá baixar o E-note MINIMIZA, nosso material gratuito desenvolvido para ajudar você a criar apresentações objetivas e estratégicas do início ao fim.

Conquiste a atenção da audiência nas suas apresentações com a Regra 1:1

Seu chefe certamente já pediu para você fazer uma apresentação de até 10 slides ou, até mesmo, em formato one page (apresentação onde todo o conteúdo é apresentado em um único slide). O grande problema desse tipo de apresentação é que isso torna a apresentação muito cansativa de assistir e pouco eficaz.


Imagine assistir a uma apresentação em que o apresentador compete pela sua atenção com um mar de texto em cada slide. A sobrecarga de informações não só distrai, mas também dificulta a compreensão do conteúdo.


A Regra 1:1 é uma solução prática criada pelo MINIMIZA para esse problema. Ao separar cada informação em slides individuais, o apresentador pode guiar o público de forma mais estratégica, evitando a confusão e o cansaço mental da audiência e trazendo clareza e foco para cada um dos slides da apresentação.

 

Como aplicar a Regra 1:1 nas suas apresentações


A Regra 1:1 consiste em usar uma informação por slide. Imagine que você tem duas informações diferentes e que não serão abordadas ao mesmo tempo... não há motivos para essas informações estarem juntas em um único slide competindo pela atenção do espectador. Então, como o próprio nome sugere, a Regra 1:1 propõe que você use um slide para cada informação.


Para você compreender a aplicação desta regra na prática, separamos o exemplo de um slide transformado pelo MINIMIZA implementando a Regra 1:1 na apresentação de um cliente real que nos contratou para este serviço – hoje não ofertamos mais este serviço e nossas soluções são focadas em ensinar apresentações através dos nossos cursos e treinamentos in company.


Analisando este slide, você vai concordar que a informação que mais chama atenção é o gráfico de tamanho de mercado – e este é o grande problema. O roteiro da apresentação previa que o gráfico fosse abordado depois das informações de modelo de receita, ou seja, as informações seriam apresentadas separadamente. Mas com os gráficos se destacando no slide, era inevitável que a audiência analisasse estes dados ao mesmo tempo em que o apresentador falava sobre modelos de mercado – isto é, a audiência prestava atenção na próxima informação enquanto o apresentador falava da primeira.


Exemplo real de slide que não usa a regra 1:1


Aplicando a Regra 1:1 conseguimos deixar o slide muito mais objetivo e fácil de entender pelo fato de usar apenas uma informação por slide. Através desta regra, colocamos os dados de tamanho de mercado e modelos de receita em slides separados, criando um novo slide na apresentação.


Exemplo real de slide implementando a regra 1:1 para chamar a atenção da audiência em uma apresentação

 

Ao dividir tópicos complexos em slides individuais, os apresentadores conseguiram transmitir informações de forma mais clara e objetiva. O uso estratégico de animações e transições também contribuiu para manter o interesse do público, destacando uma informação de cada vez e criando uma narrativa visual mais envolvente.

 

Ah, mas eu só tenho 10 minutos...
Preciso usar no máximo 10 slides...
Não posso aumentar o número de slides...

 

Essas são algumas das objeções que impedem você de aplicar essa regra nas suas apresentações. Isso porque você ainda acredita que o tempo de apresentação tem a ver com o número de slides – o que não é verdade.


O número de slides não faz diferença no tempo da apresentação, o que influencia é a quantidade de conteúdo que você vai inserir nos slides. Se você faz uma apresentação de 10 minutos, ela pode ter 5 slides ou 50, não importa, você pode passar por um slide em segundos e levar minutos em outro. Você só não deve ultrapassar o limite de tempo que a sua audiência concedeu.


Lembre-se de que a quantidade de slides não é tão relevante quanto a qualidade do conteúdo e o tempo de apresentação, e que a Regra 1:1 pode ser adaptada para se adequar a diferentes formatos e durações de apresentação.

 

Baixe o E-note MINIMIZA gratuitamente

 

O E-note MINIMIZA é o nosso material gratuito desenvolvido para guiar você no planejamento e roteiro das suas apresentações, ajudando-o a criar apresentações objetivas e estratégicas do primeiro ao último slide.


No E-note, você encontra uma sessão dedicada para planejar o conteúdo de cada slide da apresentação. Com este material, vai ser muito mais fácil e intuitivo aplicar a Regra 1:1 que você acabou de aprender nas suas apresentações.


Clique aqui e baixe gratuitamente agora mesmo.

Material gratuito desenvolvido para ajudar você no planejamento e roteiro de apresentações corporativas

 

 

 

 

 

 

 

コメント


bottom of page