• MINIMIZA | Apresentações sem firulas

Treinamento in company de apresentações: como funciona no formato online



Os treinamentos in company não eram uma realidade quando começamos o MINIMIZA. Nosso foco era na criação de apresentações personalizadas para grandes empresas e a área de educação não passava pela nossa cabeça.


Até que, alguns meses depois de iniciarmos o negócio, um profissional de uma grande marca nos encontrou no LinkedIn. Por causa de nossos conteúdos sobre apresentação na maior rede social profissional do mundo, o MINIMIZA foi notado e esse futuro cliente nos solicitou um orçamento para realização do treinamento in company.


Pra ser sincera, procurei a definição dessa expressão no Google e apareceu esse trecho no site da Simulare:


“O treinamento in company pode ser definido como uma capacitação para os funcionários, oferecido pela própria empresa.”

Desenvolvemos uma proposta de treinamento de acordo com as necessidades do cliente, o orçamento foi aprovado e treinamos uma turma de 20 pessoas em 2 dias (12h no total). Foi demais!!!


Apesar de todo o nervosismo e da insegurança, o cliente elogiou muito e as avaliações dos participantes foi extremamente positiva. O resultado veio rápido: um mês depois o cliente nos chamou para treinar outra equipe da empresa.


Bingo! 


A primeira experiência foi sensacional e vimos que havia uma grande oportunidade no mercado com o objetivo de capacitar os colaboradores das empresas a criarem apresentações melhores de forma mais rápida e eficiente, afinal ninguém tem tempo de ficar 3 ou 4 dias criando uma apresentação…


Então começamos a vender o treinamento in company com esse discurso: ajudar os profissionais a criar apresentações melhores perdendo menos tempo. E sabemos bem como fazer isso, pois nossa experiência é do mercado corporativo, conhecemos muito bem o dia a dia de uma empresa.


Em 2019 decidimos lançar um curso online e começar a vender o treinamento in company, o primeiro passo para nos tornarmos uma empresa de educação em comunicação e não mais uma empresa de apresentação.


Naquele ano fizemos treinamentos em grandes empresas, no Rio de Janeiro e em São Paulo, treinamos muita gente e nosso NPS foi lá no alto (os participantes avaliam nosso treinamento ao final, de forma anônima, e o resultado é sempre superior a 90). 


Quando 2020 começou a empolgação estava enorme! 


Logo em janeiro, fomos ao Rio para um treinamento de um turma formada exclusivamente por estagiários - a primeira turma que fizemos apenas para esse público - e, logo em seguida, viajamos para Campinas e treinamos duas turmas lá. 

As negociações estavam a todo o vapor e alguns treinamentos já agendamos para março e abril.

Até que um tal de coronavírus apareceu e o mundo virou de cabeça pra baixo. A gente estava com uma expectativa grande para os treinamentos in company e, da noite pro dia, as empresas congelaram o budget e os e-mails pararam de chegar.


Para nossa sorte, um cliente específico já tinha aprovado duas turmas e decidiu fazer os treinamentos de forma digital, à distância. Seria o primeiro treinamento online desse cliente - uma marca global e conhecida por todos - na América Latina. 


Batemos no peito, assumimos a responsabilidade e fizemos as turmas online. Adaptamos alguns pontos, mudamos as dinâmicas e a primeira turma foi um grande sucesso - inacreditável NPS de 99. O NPS mais alto que já tivemos e os melhores feedbacks do mundo!!!

Nessa hora percebemos que, quanto mais rápido a gente se adaptasse, melhor seria para o MINIMIZA e para os clientes.

A partir disso começamos nossa saga de treinamentos in company online e o resultado é claro: nunca fizemos tantos treinamentos e, atualmente, essa é uma área prioritária da nossa empresa.


Mas por que resolvi escrever este texto?

Tivemos que adaptar alguns pontos do treinamento, aprender novas técnicas, conduzir um grupo à distância e por aí vai. Os desafios foram grandes, mas hoje estamos 100% confortáveis com esse modelo e nem sabemos se voltaremos a fazer treinamentos presenciais…


Gostaria de compartilhar aqui as principais vantagens do treinamento in company no formato online e as principais adaptações que fizemos para que tudo desse certo!

As 3 principais vantagens do nosso treinamento online:


1. Valores mais baixos


O formato online permite que o treinamento seja feito de casa mesmo, sem precisar de deslocamentos, aeroportos, Uber etc. 

A variável do tempo faz com que a gente consiga cobrar um valor mais baixo do que o presencial, alcançando mais clientes e também incentivando-os a fazer várias turmas com a gente.


2. Agenda mais flexível


Para o modelo digital, ficar o dia inteiro focado em um treinamento não é uma tarefa simples. Pensando nisso, adaptamos para encontros de 3h de duração.


Isso significa que, se o treinamento possui 9h no total, faremos 3 encontros de 3h cada. Esse formato tem funcionado muito, pois também ajuda os alunos a participarem de reuniões e ler emails mesmo em dias que os treinamentos acontecem.


Acaba que também é muito bom pra gente, pois podemos dar um treinamento na parte da manhã e outro a tarde, por exemplo.


3. Turmas com mais alunos


No presencial fazemos turmas de 20 alunos, no máximo 25. Porém no digital percebemos que era possível colocar uma quantidade um pouco maior de alunos.


Ajustamos esse ponto ao longo dos meses e, atualmente, fazemos turmas de até 30 alunos. Vimos que esse é o número ideal de participantes para um treinamento online do MINIMIZA.


A grande vantagem é que o cliente consegue treinar mais colaboradores por um valor mais acessível.


As 3 grandes adaptações para o bom funcionamento do treinamento online:

1. Dinâmicas e atividades

No presencial, as dinâmicas eram óbvias e aconteciam normalmente. Com a chegada do online, essa questão se tornou um monstro e tivemos que quebrar a cabeça para adaptar as dinâmicas e as atividades que promovemos para que os alunos fixem os conceitos.


Fizemos uma adaptação geral que funcionou logo de cara!


Uma coisa ficou clara: o que fazíamos no formato presencial não daria certo no online e, mesmo fazendo de outro jeito, o resultado final é o mesmo. O que importa mesmo é o colaborador conseguir colocar em prática o que aprendeu.


2. Interação com os participantes

Todas as ferramentas que utilizamos possuem chat, mas é fundamental incentivar a participação e interação dos alunos entre si e com nós, instrutores/professores. 


Essa troca de informações faz com que o treinamento seja mais rico e as dúvidas contribuem para que o conteúdo seja o mais adaptado para a realidade dos alunos, o que é ótimo para o aprendizado.

A todo momento incentivamos a participação dos alunos, seja por chat ou pelo microfone. Adoramos responder as perguntas e ouvir as situações que cada um passa no dia a dia.

3. Uma infinidade de ferramentas

Com a chegada desse universo, descobrimos que existe muito mais que Zoom e Google Meet

Nós preferimos o Zoom pelas funcionalidades, mas realizamos o treinamento na plataforma que for mais conveniente para cada cliente. Aqui vai a lista de ferramentas que já utilizamos ao longo dos últimos meses:


Zoom

Google Meet

Microsoft Teams

Cisco Webex

Blue Jeans

Whereby

Skype for Business


Caso o cliente solicite algo diferente dessa lista, marcamos um horário com o TI para que possamos realizar todos os testes e garantir que tudo funcione perfeitamente.


Já capacitamos mais de 700 pessoas e descobrimos que amamos treinar pessoas!


Se você quer levar um treinamento in company para a empresa que trabalha, mande um email pra gente solicitando o orçamento. 

Envie sua solicitação para vargas@minimizaapresentacoes.com


No corpo do email fale qual treinamento você deseja, qual software utiliza, data estimada e prazo de pagamento. O resto deixa com a gente 😉

Newsletter MININEWS

Redes sociais

  • Branca Ícone Instagram
  • Branca Ícone LinkedIn
  • Branca Ícone Pinterest
  • Branca ícone do YouTube
  • Branca Ícone Spotify

Contato para alunos

Contato para empresas