• MINIMIZA | Apresentações sem firulas

Os 5 erros que vão acabar com a sua apresentação e como evitá-los

Descubra o que não fazer durante suas apresentações de PowerPoint e como evitar essas escorregadas para criar slides incríveis.




A habilidade de criar boas apresentações é essencial para ter uma carreira bem sucedida e um bom desempenho acadêmico. Porém, muitas pessoas sentem dificuldade na hora de tirar as apresentações do papel e colocar no PowerPoint.


Para criar uma apresentação com oratória, slides, design e conteúdo incríveis, é preciso treinar muito e é normal cometer alguns erros no caminho! No entanto, com cautela e estudo, é possível evitar muitos erros extremamente comuns e que podem acabar com a sua apresentação sem que você perceba.


Laís Vargas, Co-fundadora do MINIMIZA Apresentações e autora Best-seller do livro Hackeando o PPT, reagiu a uma de suas apresentações da faculdade em um vídeo no nosso canal Tudo Sem Firulas. Durante o react, Laís pontuou os principais erros que cometeu na época e como faria para evitá-los hoje. Por isso, viemos destacar as 5 desses erros e como você pode fazer diferente!



1. Não fique mudando de fonte


Escolha uma única fonte e trabalhe nas suas variações. Todas as fontes possuem uma família, que é composta pelos diversos formatos daquela mesma fonte, como por exemplo, Montserrat Thin, Bold, Black, etc. Essas outras versões da mesma fonte são o bastante para montar uma apresentação incrível e harmonizada.


Obs: Evite fontes desenhadas. Elas tornam tudo mais difícil de ler.



2. Não coloque imagens com baixa resolução


Faça questão de sempre usar imagens em alta resolução. Verifique se as imagens estão visíveis e fáceis de compreender. Além desse erro atrapalhar a compreensão do público, ele também é letal para o visual dos seus slides.



3. Não use animações desnecessárias


As animações do PowerPoint não foram feitas para fazer firulas desnecessárias. A funcionalidade desses efeitos é tornar a apresentação mais dinâmica e otimizar a compreensão das informações de acordo com a fala do apresentador. Por favor, não invente de colocar imagens e palavras girando pela tela. Isso vai distrair seu público e tirar eles da sua linha de raciocínio (e fica muito feio rs).



4. Escolha uma paleta de cores


Assim como as fontes, as cores de uma apresentação de PowerPoint devem ser padronizadas. Escolha um grupo de mais ou menos 3 cores e foque nelas e caso seja uma apresentação para a sua empresa, use sempre as cores da corporação. Ter uma identidade visual definida traz harmonia e organização para a sua apresentação, além de elevar o nível do design dos slides.



5. Coloque poucas informações por slide


Pense que cada slide é um post-it. Cada slide da sua apresentação deve conter poucas informações para que o público possa focar em você e na sua fala, e não no que está escrito. O PowerPoint é apenas o apoio visual da sua fala e da sua apresentação.



E não são apenas 5 erros! A Laís também comenta, durante o vídeo, sobre vários outros problemas que são muito comuns dentro do mundo das apresentações, e é bem provável que algum (ou alguns) deles ainda estejam presentes nos seus slides. Vale a pena conferir!