top of page

Como fazer apresentações corporativas à distância



A pandemia pegou todo mundo de surpresa e, do dia para a noite, sem nenhum tipo de preparação mais profunda, a grande maioria das empresas adotou o home office para que seus colaboradores continuassem produzindo.


A quarentena está sendo um grande desafio em muitos aspectos:

  • Dificuldade em ter foco dentro de casa;

  • Sem hora para terminar o trabalho, tem gente trabalhando ainda mais;

  • O conforto do home office pode ser muito inferior ao do escritório;

  • Falta de exercícios físicos dificultam a produção de endorfina;

  • Sem atividades externas e sem vivenciar histórias, é mais difícil ser criativo;

  • E tantas outras situações…

Trabalhamos de forma remota há dois anos, desde o momento que criamos o MINIMIZA | Apresentações Sem Firulas.


Mesmo assim, estar trancado em casa é um desafio pra gente sim, mas principalmente para quem precisa fazer uma apresentação à distância.


Desde outubro de 2018 fazemos webinários, lives e aulas online, então fazer uma apresentação remota é um pouco mais fácil pro time do MINIMIZA. São meses e meses falando com pessoas do outro lado da tela através de uma webcam.


Com a quarentena, muitos seguidores do MINIMIZA começaram a questionar:


"Como devo fazer uma apresentação durante a videoconferência com meu time?"
"O que muda nas apresentações à distância em relação às apresentações presenciais?"
"Quais são as ferramentas mais indicadas para esse tipo de apresentação?" 

As dúvidas não paravam de chegar e o time agiu rapidamente.


Foi assim que decidimos criar e disponibilizar um material totalmente gratuito para que você tivesse um verdadeiro MANUAL em mãos e pudesse compartilhar com as pessoas que trabalham à sua volta.


Neste artigo resolvemos compartilhar seis insights e dicas que estão em nosso novo e-book para que suas apresentações à distância mudem hoje mesmo, mas sugiro fortemente que você faça o download do material completo ao final deste artigo, ok?


Vamos começar?


#1 Conquiste a atenção da sua audiência logo no início


Se antes você tinha entre 5 e 10 minutos para chamar a atenção com seu discurso poderoso e com slides impactantes, agora é preciso reduzir ainda mais esse tempo. 


Com tantas distrações em casa (filhos querendo brincar, celular tocando, comida no fogão etc.) ficou ainda mais difícil reter a atenção durante uma apresentação, então dedique um tempo para planejar uma abertura memorável.


Pense que sua apresentação vai começar como um "elevator pitch" e deixe os primeiros 60 segundos super impactantes.


#2 Fique atento ao tamanho das fontes


Como você não sabe o modelo do computador ou notebook que as pessoas estão usando do outro lado, é preciso muita atenção ao escrever em seus slides. Já pensou usar uma fonte tamanho 14 e a outra pessoa estar assistindo em um iPad? 


Mais do que nunca é fundamental investir em pouco texto nos slides e pensar em palavras-chave que irão aparecendo na tela para te ajudar no discurso. Aqui os recursos visuais são ainda mais importantes que os textos.


Não existe um tamanho mínimo ideal, mas para esse tipo de apresentação eu não recomendamos fontes menores que o tamanho 20.


#3 Apresente com entusiasmo


Se você é o apresentador, lembre-se que todos estão em suas casas passando por uma situação atípica e complicada. O seu entusiasmo ao apresentar fará toda a diferença no "tom" da apresentação e da reunião como um todo.


Incentive todos a deixarem suas câmeras ligadas para que vocês possam se olhar - mesmo que virtualmente. Te garanto que isso fará uma graaaaande diferença na prática.


Se falar com entusiasmo não é algo natural para você, treine bastante. Em nossa opinião, esse é o ponto que mais faz diferença entre apresentações à distância e as presenciais.


#4 Escolha bem o local que você vai apresentar


Não precisa ter um cenário atrás ou nada do tipo, mas o ideal é que não tenha nenhum objeto que roube a sua atenção e tire o foco do seu rosto.


Se preocupe em usar uma camisa que você usaria em um dia normal no escritório, assim as pessoas não vão te achar diferente.


Lembre-se sempre de:

  • Usar fones de ouvido para minimizar ruídos externos;

  • Ter água (e café) por perto para não precisar dar uma escapadinha;

  • Ir ao banheiro antes da reunião começar;

  • Respeitar o horário de início e término.


#5 Edite a apresentação de forma simultânea com o seu time


Se você precisa trabalhar em uma apresentação com o seu time, é possível que mais de uma pessoa faça a edição de maneira totalmente online e segura. O Google Slides, do próprio GSuite, é perfeito para isso!


Nele o arquivo da sua apresentação é salvo automaticamente e várias pessoas da equipe podem editar e construir os slides ao mesmo tempo. É algo quase mágico, mas dá super certo.


Se você nunca usou, talvez seja a hora perfeita para testar.


#6 Teste as ferramentas e veja qual é a sua preferida


No MINIMIZA utilizamos três ferramentas distintas para vídeo conferências: Zoom, Whereby e GoBrunch.


O Zoom quase sempre é com os prospects, pois as grandes empresas se sentem mais seguras com ele. O Whereby é onde fazemos algumas reuniões com clientes e todas as reuniões semanais do nosso time. E o GoBrunch é a plataforma que utilizamos para fazer aulas e webinários ao vivo.


Cada um tem suas vantagens e desvantagens - e listamos as principais em nosso novo e-book.


Curtiu as dicas? 


Tem muito mais no e-book que preparamos para você.



Faça o download, totalmente gratuito, do novo e-book do MINIMIZA clicando aqui.

Depois conta pra gente o que achou ;)


 

Continue aprendendo sobre apresentações em nosso Instagram.

bottom of page