top of page

O segredo para falar bem em público e melhorar sua oratória

Já está mais do que nítido que a comunicação é uma habilidade básica do profissional do século XXI, mas muitos ainda acreditam que falar bem é um dom, algo divino que alguns já nascem sabendo e outros não.

O segredo para falar bem em público e melhorar sua oratória
O segredo para falar bem em público e melhorar sua oratória

Oprah, Steve Jobs, Obama, Silvio Santos, Xuxa e muitos outros nomes famosos são reconhecidos por sua habilidade de comunicação com públicos de diferentes perfis.


Falar bem em público é fundamental para que a sua mensagem seja espalhada e que você seja ouvido com mais atenção!


Uma pesquisa sobre comunicação executiva da Distincton – presente no início do livro “Ressonância”, da Nancy Duarte – mostra que mais de 86% dos executivos acredita que a comunicação clara impacta diretamente na sua carreira e na sua renda.


86,1% dos executivos acredita que a comunicação impacta diretamente sua carreira e sua renda.


Oratória tem a ver com autoconhecimento


Acreditamos 100% que tudo que está relacionado à oratória tem ligação direta com o quanto nos conhecemos como pessoa e profissional.


Cada um de nós tem uma reação diferente momentos antes de se apresentar:

  • Mãos suadas;

  • Boca seca;

  • Transpiração nas axilas;

  • Dor de barriga;

  • Andar de um lado para o outro;

  • Movimentar as mãos rapidamente;

  • E por aí vai...

Acreditamos 100% que falar bem em público é uma habilidade adquirida!


É claro que alguns profissionais possuem mais facilidade que outros, mas todos nós temos total capacidade de ser um excelente comunicador.


A evolução é um trabalho diário e que não tem fim


De nada adianta fazer um curso aqui e treinar por algumas horas... não é assim que você se torna um comunicador fora da curva! Para pra pensar:

  • Quantas horas o Silvio Santos já apresentou seus programas aos domingos?

  • Quantas horas de entrevista a Oprah já fez com seus convidados?

  • Quantas horas de gravação a Xuxa teve em 40 anos de carreira?

E você acha mesmo que vai ficar bom da noite pro dia, PPTeiro? Não é bem assim...


Mas pensando em uma forma de treinar e fazer com que os alunos do MINIMIZA pratiquem de maneira mais fácil, criamos o desafio de 21 dias! A ideia é fazer isso usando apenas os stories do seu IG ou do próprio LinkedIn.

O segredo para falar em público e melhorar sua oratória
Desafio 21 dias para melhorar sua oratória

Todos os dias, durante 3 semanas, faça stories de até 60 segundos falando sobre um assunto específico. Ao final, você terá seus vídeos gravados e conseguirá enxergar sua evolução mais facilmente.


Essa é apenas uma das técnicas que ensinamos nas aulas de oratória. No Planeta MINIMIZA você encontra nosso curso completo de oratória (e outros 5 cursos de apresentações) para melhorar suas habilidades na hora de se apresentar. Clique aqui e saiba mais sobre nosso treinamento completo em apresentações.


Por que gravar stories pode te tornar um orador melhor?


São 5 razões bem simples:


Razão #1


Você vai treinar olhando para a câmera do celular e não ficar se olhando na tela (em tempos de trabalho remoto, essa é uma habilidade mais do que necessária).


Razão #2


Falar sobre um assunto inteiro em apenas 1 minuto vai exercitar seu poder de síntese e concentração.


Razão #3


Perder a vergonha de falar e de se ver em um vídeo. Pode parecer bobo, mas você vai se acostumando aos poucos e isso faz toda a diferença para sua confiança.


Razão #4


Quando nos assistimos, sabemos exatamente o que estamos fazendo de errado e o que nos incomoda. Aqui está o grande momento do autoconhecimento, aproveite!


Razão #5


Com os vídeos armazenados, você tem em mãos um material completo que mostra sua evolução do dia 1 ao dia 21. Analise, estude e refaça!


Expliquei mais sobre o desafio em um vídeo no Tudo Sem Firulas, lá no Youtube. Aproveita para assistir e se inscreva no Canal porque tem vídeo novo toda semana!



Comments


bottom of page