• MINIMIZA | Apresentações sem firulas

O que é uma “apresentação.doc” e porque você deve aprender a fazer uma o quanto antes



Você já se pegou fazendo algo que seu chefe pediu, mas na hora ele queria outra coisa e você não atendeu as expectativas?


Você fica frustrado. Seu chefe mais ainda. Todo mundo sai triste nessa história.


Mas como resolver essa situação?


O grande ponto é que os altos executivos não sabem dizer o que PRECISAM de verdade. Só pensam no resultado final, porém não conseguem expressar com palavras o trabalho que QUEREM.


É nosso dever, como profissionais fora da curva, entender o que nossos chefes realmente precisam e entregar isso para eles - e não o que eles PEDIRAM para nós.


Laís Vargas, cofundadora do MINIMIZA, trabalhou em duas multinacionais, uma norte-americana e uma francesa, e sabe bem como a falha na comunicação pode fazer você perder dias e dias em uma apresentação que não era para ser daquele jeito.


Você sabe o que é uma “apresentação.doc”?


Esse é um conceito que o MINIMIZA | Apresentações Sem Firulas está criando no mercado de comunicação para que as companhias consigam dar “nomes aos bois”.


Isso significa que todos os chefes pedem uma APRESENTAÇÃO, mas nem sempre eles querem - ou precisam - de uma. Por isso, criamos esse termo para que você consiga transformar seus slides com muito texto em relatórios executivos que prendem a atenção da diretoria.


Ou seja, uma “apresentação.doc” é um tipo de relatório com slides e que pode ser apenas enviado por e-mail, um material “pre-read” (compartilhado antes de uma reunião estratégica importante) e até um manual que será consultado várias e várias vezes.


Você precisa enviar apresentações por e-mail com um conteúdo denso ou técnico?


Se a sua resposta foi sim, toda vez que seu chefe te pede uma apresentação, o que ele quer dizer é que precisa de uma apresentação.doc (a diferença pode parecer sutil, mas não é).


Usar o PPT não é sinônimo de criar uma apresentação. Para pra pensar: quantos materiais diferentes você já criou usando o PowerPoint?


A lista é extensa. Já fizemos cartão de visita, e-book, checklist, currículo, capa para rede social, capa do Hackeando o PPT, livro da Laís Vargas best-seller na Amazon e mais um monte de coisa… tudo isso usando o próprio PowerPoint. Só porque eu usamos um software de apresentação não significa que é uma apresentação, concorda?


Se você entender a diferença entre uma apresentação comum e uma apresentação.doc, você vai se destacar mais do que qualquer um e ter o reconhecimento que merece no seu trabalho!


Dando nome aos bois: Apresentação x Documento x Relatório x Apresentação.doc


São muitos termos, né? E infelizmente as empresas pedem uma coisa e querem outra.

Como citado no início desse texto, todo mundo fica frustrado e sente que jogou um tempo precioso no lixo!


Agora vem cá entender a real diferença:


Uma apresentação pode ter slides ou não, mas uma coisa é certa: precisa de um apresentador! Para entender o discurso, é necessário um profissional transmitindo o conteúdo para a sua audiência. Nessas situações, os slides são apenas um apoio visual à fala do apresentador.

Um documento é um texto longo e detalhado, com páginas e páginas, mas que não precisa de ninguém do seu lado para explicar. Basta ler e você vai entender sozinho tudo o que está ali. Aqui é muito comum criarmos no Word com sumário, páginas numeradas e formatação da ABNT (como um contrato).


Um relatório pode ser feito em qualquer software de design e muitos acabam fazendo no PowerPoint. Nada de errado nisso, mas a maioria simplesmente copia o texto do documento e passa para um slide. Isso é um relatório comum…


uma apresentação.doc é um relatório visual e organizado, feito em um software de apresentação, porém não precisa de um apresentador. E é exatamente isso que as empresas mais pedem no dia a dia, mas chamam de "apresentação" só porque os slides são feitos no PPT.

Além do texto, você também pode - e deve - usar recursos visuais para deixar seus slides mais interessantes como: gráficos, mapas, ícones, imagens, infográficos etc.


Veja que, apenas com a diagramação e mantendo o mesmo texto, você já cria algo totalmente diferente e “gostosinho de ler”, como gostamos de falar aqui no MINIMIZA.


A verdade é que, durante muito tempo, você precisava aprender e entregar para o seu chefe uma apresentação.doc, mas ele e você achavam que era uma apresentação ou um relatório comum...


Você quer aprender a criar relatórios sem firulas que são duas vezes mais rápidos de ler?


Na segunda-feira, dia 19/09, às 19h30 (horário de Brasília), Breno e Laís Vargas farão uma LIVE para lançar oficialmente o termo “apresentação.doc” no mercado brasileiro e o novo curso online do MINIMIZA (com o mesmo nome).

Durante a live, haverá surpresas inéditas, incluindo desconto de 50% no valor do curso (sim, você vai pagar apenas A METADE DO PREÇO) e sorteios imperdíveis como mouse da Logitech e Kindle de última geração.


Clique aqui e garanta seu lugar (sem pagar nada) na Lista de Pré-Venda para garantir os benefícios.


Esse curso é para profissionais CLT de grandes, médias e pequenas empresas; executivos que precisam criar e ler relatórios regularmente, empreendedores que precisam enviar apresentações apenas por e-mail; estagiários e trainees que querem surpreender e garantir a efetivação.


Os 5 motivos abaixo mostram porque você PRECISA do curso apresentação.doc de uma vez por todas:

1. Transformar seus slides com muito texto em relatórios executivos;

2. Criar materiais profissionais para prender a atenção da diretoria;

3. Fazer apresentações interessantes que são apenas enviadas por e-mail;

4. Desenvolver relatórios sem firulas 2x mais rápidos de ler;

5. Curso inovador e inédito no mercado.


MOTIVO EXTRA: Pagar apenas a metade do preço do curso se estiver na Lista de Pré-Venda.


Chega de passar perrengue no PPT!


Agora chegou a sua hora de aprender a criar slides com muito texto que são “gostosinhos de ler” e transformar seus conteúdos técnicos ou complicados demais em relatórios impactantes e sem firulas.


Esteja ao vivo com o Breno e a Laís Vargas na segunda-feira às 19h30 e marque dois amigos aqui nos comentários que precisam estar na LIVE DE LANÇAMENTO para saber tudo sobre apresentação.doc ;)


Enquanto isso, acompanhe os conteúdos sobre apresentação.doc em nossas redes sociais:

Youtube | Instagram | LinkedIn | TikTok | Peixe 30 | Pinterest | Blog | MININEWS