• MINIMIZA | Apresentações sem firulas

Aprenda a fazer gráficos sem firulas para apresentação de resultados

Neste texto separamos 3 itens essenciais em um gráfico sem firulas. E separamos uma dica extra para você apresentar seus resultados de forma mais eficiente e atrativa. Vamos conhecer!


Seja importando um gráfico do Excel ou adicionando diretamente no PowerPoint, inserir gráficos em uma apresentação pode até ser uma tarefa fácil. Porém, este tipo de gráfico nem sempre chama a atenção da audiência e geralmente vem acompanhado de firulas que retiram o foco das informações que realmente importam: os seus resultados.


Gráficos firulentos e sem personalidade não brilham aos olhos do público. Afinal, são tantas informações para interpretar que o público opta por desistir e esperar que você explique oralmente os seus resultados. Ou seja, os formatos tradicionais de gráficos afastam logo de cara o público do seu conteúdo.


E aí fica o questionamento: vale a pena insistir em usar gráficos que não retém a atenção da plateia? Não, não faz nenhum sentido!


Seu público espera algo diferente, e se encontra algo clichê e tradicional, ele logo compreende aquilo como desinteressante. Então, para que seus resultados atraiam a atenção do seu público eles devem ser diretos ao ponto de não retirar o foco dos seus resultados, além de ser visualmente bonitos para despertar o interesse pelo conteúdo.


No MINIMIZA | Apresentações sem firulas chamamos esses gráficos como “gráficos sem firulas”. São gráficos bastante visuais e simples o suficiente para apresentar dados, números e resultados com eficiência.


Para você que deseja melhorar a apresentação dos seus resultados, neste texto separamos 3 itens essenciais em um gráfico sem firulas. E separamos uma dica extra para você apresentar seus resultados de forma mais eficiente e atrativa. Continua neste texto e vamos conhecer!


1. Gráficos sem firulas


Exportar um gráfico do Excel ou inserir diretamente do PowerPoint tem consequências: as firulas. Esse tipo de gráfico vem acompanhado de títulos, escalas, legendas... que, na maioria das vezes, são desnecessárias. Sugerimos que ao usar gráficos tradicionais, avalie a necessidade de cada informação e retire todas aquelas que forem firulas, isso deixará seus resultados mais acessíveis e facilitará a sua interpretação.


Se você quer aprender a retirar as firulas dos seus gráficos, em nosso perfil no Instagram, Breno Vargas, cofundador do MINIMIZA, preparou um vídeo ensinando o passo a passo para deixar seu gráficos mais minimalistas. Clique aqui e assista!


2. Identidade visual


Seus gráficos precisam pertencer a sua apresentação, e isso se consegue usando sua identidade visual. Cores e fontes usadas na apresentação precisam estar também nos seus gráficos, de modo que seu público consiga perceber que o gráfico faz parte dos seus slides.



No mesmo vídeo do perfil no Instagram, Breno Vargas, cofundador do MINIMIZA, ensina a incluir a sua identidade visual nos seus gráficos. Clique aqui e não deixe de assistir!


3. Gráficos visuais


No MINIMIZA | Apresentações sem firulas usamos ícones para criar gráficos visuais nos slides das nossas apresentações internas. Imagens são interpretadas mais rapidamente que números ou textos. Então, além de despertar a atenção do público, gráficos visuais tem o poder de colaborar com a interpretação dos resultados.



Se você deseja aprender a criar gráficos visuais, nosso time preparou um vídeo para o nosso perfil no Instagram ensinando a criar gráficos usando ícones. Clique aqui e assista!


DICA EXTRA!


Se a sua dificuldade for apresentar seus resultados de uma forma mais atrativa, Laís Vargas, cofundadora do MINIMIZA | Apresentações sem firulas gravou o vídeo “COMO CRIAR UM ROTEIRO PARA APRESENTAÇÃO USANDO NÚMEROS E GRÁFICOS?” para te ensinar a apresentar seus resultados usando storytelling. Assista o vídeo para entender como criar uma história dentro das suas apresentações de resultados.