Se você precisa criar apresentações na sua rotina de trabalho, esse texto vai te ajudar – e muito! Você vai conhecer 5 estratégias do MINIMIZA para qualquer profissional criar apresentações de alto impacto (e sem firulas). Vamos lá?!
ESTRATÉGIA 1: Planeje no papel antes de abrir o Power Point.
Sabemos que é difícil e que nosso instinto induz a abrir o Power Point e começar a criar um “slide mestre”. Esquece slide mestre, paleta de cores e tipos de fontes!
Pegue um papel, um lápis e comece a pensar em como será sua história, qual será o “flow” da apresentação, o que é início, meio e fim e como será o encerramento.
Particularmente, gostamos de usar o e-note, um material gratuito desenvolvido pelo time MINIMIZA para ajudar você a pensar no roteiro da sua apresentação. Além de vários outros recursos que guiam você no planejamento da sua apresentação, o e-note dispõe de vários quadrados para que você imagine cada quadrado como um slide e organize o flow da sua apresentação de maneira lógica e compreensível para a audiência.
O importante é rascunhar MUITO antes de abrir o Power Point.
Se você dedicar 60% do seu tempo planejando a apresentação, com certeza ela será um sucesso!
ESTRATÉGIA 2: Escreva até 140 caracteres por slide.
A maioria das pessoas que ficam impressionadas com as apresentações do MINIMIZA são aquelas que enchem os slides com textos e mais textos, confundindo Power Point com Word.
Por isso é extremamente importante fazer um slide “clean”, com pouca informação. O texto precisa estar conectado com a imagem apresentada no slide, para que a plateia entenda a relação entre eles e consiga gravar mais facilmente a mensagem.
Lembre-se que um slide organizado gera conforto visual (e isso é muito importante).
Em uma apresentação do Twitter Brasil o briefing foi: assim como nossa plataforma, todos os nossos slides terão até 140 caracteres. Achamos genial e adotamos como regra aqui no MINIMIZA, também.
ESTRATÉGIA 3: Uma imagem vale mais que mil palavras.
Ao invés de texto, invista na busca de imagens em alta resolução no Google ou em bancos de imagem. Dessa forma, não se preocupe com a quantidade de slides, essa informação é relevante quando há muito texto no slide e você vai ler cada palavra antes de explicar.
Buscar uma boa imagem e que faça link com a sua história demanda tempo e paciência. Invista tempo nessa tarefa e tome cuidado com imagens que podem comprometer sua apresentação, o resultado será incrível e você verá que valeu a pena.
A linguagem não-verbal é o pilar mais importante de uma apresentação.
ESTRATÉGIA 4: Treine! Treine! Treine!
Pouco adianta criar a melhor apresentação do mundo se você não treinar.
Treine de frente para o espelho, grave seu treino para analisar seus erros, peça para o seu irmão ser sua plateia. Encontre a maneira mais confortável de treinar e faça isso antes de sua reunião ou palestra.
Steve Jobs reservava dois dias inteiros em sua agenda para se preparar para as apresentações de novos produtos da Apple (o layout dos seus slides não eram lindos, mas sua linha de raciocínio e sua firmeza ao apresentar eram tão incríveis que servem de inspiração para qualquer apresentador).
90% do nervosismo corresponde à falta de preparação. Para os outros 10%, preparamos uma série de exercícios para você fazer em menos de 10 minutos e reduzir o nervosismo antes de se apresentar. Separe 10 minutos antes de subir no palco e realize estes exercícios.
ESTRATÉGIA 5: Conte uma história!
Ninguém quer ouvir um monte de dados soltos e conteúdo maçante durante uma hora.
Uma história com personagens, emoções, conflitos e acontecimentos que a plateia se identifique é importantíssimo para garantir que seu roteiro seja escutado com muita atenção.
Os primeiros minutos são primordiais. Pense em como atrair a atenção para você!
Conte um fato curioso, uma história pessoal descontraída ou introduza sua apresentação de forma surpreendente. Para finalizar, sempre chame a plateia para a ação (técnica “call to action”), com uma pergunta que a faça pensar no seu conteúdo após o final.
Em outro artigo aqui do Blog, preparamos um passo a passo para você aprender como usar storytelling para manter a audiência engajada durante a apresentação. Vale a pena a leitura!
Comments