• MINIMIZA | Apresentações sem firulas

5 dicas para se apresentar bem em vídeo

Seja para entrevista de emprego ou apresentação corporativa, apresentar em vídeos virou algo comum com o crescimento do trabalho remoto. Se você precisa fazer vídeos apresentando, separamos 5 dicas que vão te ajudar nessa tarefa! Vamos conhecer?!


Se você já precisou gravar um vídeo se apresentando, deve ter percebido o quão difícil é falar em frente à câmera. Assistir à apresentação no mesmo tempo em que apresenta torna o momento bem mais desafiador, nos fazendo avaliar nossa performance quase que instantaneamente.


E aí não tem jeito, será preciso ligar e desligar a câmera inúmeras vezes, gravando e regravando até que tudo saia da forma planejada.


Se por um lado a cobrança dificulta nossa apresentação, por outro dá a possibilidade de aperfeiçoar até que a apresentação saia da melhor maneira possível, e essa é a grande vantagem das apresentações remotas.


Mas relaxa! As apresentações em vídeo vieram para colaborar em nosso trabalho, seja permitindo que candidatos participem de entrevistas ou processos seletivos sem deslocamento, ou mesmo para que o seu conteúdo seja visto por mais pessoas, por exemplo.


E, da mesma forma que as apresentações que ensinamos no MINIMIZA | Apresentações sem firulas, apresentações remotas não precisam ser um bicho de sete cabeças. Elas também podem (e precisam) ser sem firulas!


Para te ajudar, separamos 5 dicas para você colocar em prática e melhorar sua apresentação em vídeo.


1. Crie um script


Planeje sua apresentação pensando no seu objetivo e organize os conteúdos ao longo do tempo disponível. Estude e conheça a sequência dos conteúdos que te levam ao seu objetivo. Isso vai diminuir seu nervosismo e te ajudar a não se perder


Mas atenção! Não decore palavras ou frases prontas!


Além de deixar seu discurso artificial, você corre o risco de esquecer alguma frase e não conseguir improvisar. Portanto, conheça a estrutura da sua apresentação e deixe-a transcorrer com naturalidade.


2. Use a câmera traseira


Gravar e analisar sua performance enquanto apresenta só te deixará mais nervoso. Por isso, recomendamos que você utilize a câmera traseira para gravar e deixe para analisar sua performance depois que terminar sua apresentação. Assista ao vídeo completo e analise os pontos que podem ser melhoradas. Grave novamente e repita esse passo até que o vídeo de apresentação esteja como planejado.


3. Fale alto e claro


Imagine-se diante de uma plateia e fale em alto e bom som. Assim como no presencial, uma apresentação gravada é capaz de transmitir sua confiança a quem assiste. Por isso, mantenha sua postura e fale da mesma forma que estivesse diante de uma plateia. Isso te deixará muito mais confiante na gravação.


4. Tenha paciência


Provavelmente você vai errar e precisar fazer outras vezes. Isso é normal e você precisa ter paciência para as novas tentativas. A técnica que sugerimos na dica número 2 cabe muito bem aqui. Identifique seus erros e dificuldades e tenha paciência para gravar quantas vezes forem necessárias.


5. Seja você mesmo


É clichê, mas funciona! Inventar um personagem vai te deixar desconfortável e parecer forçado. Mantenha a formalidade, se exigir, mas não force palavras, frases ou gestos que não são naturais para você. Nada é tão bonito quanto a naturalidade em uma apresentação.


Se falar em público (mesmo que virtualmente) ainda é um desafio para você, temos uma dica extra que irá te ajudar!


No vídeo "Como falar melhor em público usando o instagram", Laís Vargas, cofundadora do MINIMIZA | Apresentações sem firulas ensina uma técnica para você treinar sua oratória usando o celular. Assista: