top of page

4 Hacks para acelerar a criação dos seus slides


4 Hacks para acelerar a criação dos seus slides
4 Hacks para acelerar a criação dos seus slides

A gente sabe que não é o ideal, mas quem é que nunca deixou pra criar os slides na última hora e acabou ficando com o prazo apertado, fazendo mal feito ou, pior, não finalizando em tempo?! Já aconteceu isso com você?


É por esse e outros motivos que no MINIMIZA | Apresentações Sem Firulas a gente sempre defendeu o método sem firulas (não é à toa que ele está até no nosso nome rs). Desfirular nossas apresentações foi o caminho que encontramos para ser mais produtivo ao criar nossos slides, fazer mais gastando menos tempo.


Em 2019, Laís Vargas lançou o Hackeando o PPT, nosso livro best-seller na Amazon que traz 100 dicas para criar apresentações inovadoras e sem firulas. Todos os hacks foram pensados para ajudar mais pessoas a fazer apresentações mais objetivas e eficientes, tornando a criação dos seus slides mais ágil. Se você ainda não conhece, clique aqui e dê uma olhada em nosso livro.


Neste texto separamos 4 hacks poderosos para acelerar a criação dos seus slides. Confira!


1. Comece planejando a sua apresentação


Saber o caminho que você pretende seguir com a sua apresentação vai poupar seu tempo na hora de criar os slides. Um bom planejamento te ajuda a ser mais objetivo no processo criativo. Sem falar que as chances de você firular os slides vão diminuir (e muito), afinal, estará muito claro para você qual o objetivo da sua apresentação.


Não poupe tempo em fazer um bom planejamento para a sua apresentação. Esse deve ser o seu primeiro passo, faça isso antes mesmo de começar a criar os slides.

4 Hacks para acelerar a criação dos seus slides
Comece sua apresentação com um planejamento

Não cometa o erro de abrir o PowerPoint (ou qualquer outro software de apresentação) logo de cara. Faça em um arquivo do Word ou, até mesmo, em folhas de papel (inclusive recomendamos o bom e velho lápis e papel, pois ficará muito mais fácil de visualizar sua apresentação tomando forma e você se sentirá mais livre para expressar sua criatividade).


Para te ajudar nesta etapa, criamos um material gratuito específico para te guiar no planejamento completo da sua próxima apresentação: o e-note MINIMIZA. Você poderá imprimi-lo e abusar de lápis, papel e criatividade. Clique aqui e baixe gratuitamente.


2. Crie um slide de identidade visual


O primeiro passo antes de começar, de fato, a criar os slides é definir a identidade visual que você usará na apresentação. Além de deixar seus slides harmônicos, definir as cores e fontes vai trazer unidade para sua apresentação, mostrando ao público que todos os seus slides fazem parte de uma mesma apresentação (em apresentações corporativas, a identidade visual da empresa é quem cumpre esse papel, portanto, utilize-a sempre).


Um hack simples que vai te ajudar muito na montagem dos slides é criar um slide de identidade visual. Separe o primeiro slide da apresentação para definir a paleta de cores e o conjunto de fontes que você vai usar nos próximos slides. Além de garantir que a identidade visual estará sendo seguida, isso vai facilitar na hora de criar os slides, afinal, as cores e fontes estão sempre à disposição para quando você precisar.

4 Hacks para acelerar a criação dos seus slides
Comece sua apresentação por um slide de identidade visual

3. Seja sem firulas


Essa é, sem dúvidas, a dica mais certeira para quem precisa ser rápido na criação de apresentações: seja sem firulas. Aposte em ser objetivo e mantenha sua apresentação simples focando no que realmente importa, o seu conteúdo. Animações desnecessárias, imagens que servem apenas de enfeite... são firulas que, além de tirar o foco do conteúdo, vão tomar o seu tempo na hora de criar os slides.

4 Hacks para acelerar a criação dos seus slides
Exemplo do Método Sem Firulas aplicada na apresentação de um dos nossos clientes

Esse é o método sem firulas!


O Método Sem Firulas é a nossa metodologia focada em te ajudar a criar apresentações estratégicas e mais objetivas, perdendo menos tempo. Esse é o primeiro e único método de ensino de apresentações aprovado e chancelado pelo Ministério da Educação (MEC), e já foi testado em nossos cursos, treinamentos in company, palestras corporativas, e aprovado por Coca-Cola, WarnerMedia, Magalu, Prudential, Royal Canin e outras grandes marcas e multinacionais que fazem parte do nosso portfólio. Se você se identificou com o nosso estilo sem firulas, clique aqui e entenda como podemos ajudar você ou seu time a fazer apresentações estratégicas gastando menos tempo.


4. Use nosso Guia de Atalhos


O grande segredo para agilizar a criação dos seus slides é otimizar seu fluxo de trabalho. Otimizar o trabalho nos softwares de apresentação, seja ele o PowerPoint, Google Slides ou o Canva, por exemplo, vai te permitir fazer produzir muito mais em menos tempo. E os atalhos de teclado são poderosos aliados para isso.


Usando atalhos de teclado você vai melhorar o fluxo de trabalho dentro da ferramenta, perdendo menos tempo buscando funções específicas do software. No PowerPoint, por exemplo, você consegue inserir novos slides, duplicar elementos, formatar textos e muito mais apenas com comandos do teclado. Sem dúvidas isso te poupará um bom tempo na hora de criar os slides.


E para te ajudar, o MINIMIZA | Apresentações Sem Firulas criou um material gratuito específico com 74 atalhos de teclado para você usar no PowerPoint e agilizar a criação dos seus slides. Todos os atalhos são compatíveis com os sistemas operacionais Windows ou MacOS, e foram selecionados pelo time MINIMIZA com base nas principais demandas na hora de criar apresentações. Clique aqui e baixe gratuitamente o nosso Guia de Atalhos para usar sempre que precisar.


Nossa recomendação é que você salve esse material em seu computador para ter fácil acesso nos momentos em que precisar. À medida que ele for sendo utilizado, os comandos de atalhos se tornarão automáticos para você, dispensando a consulta ao material. Não deixe de aos poucos incorporar novos atalhos ao seu vocabulário de apresentações, em pouco tempo você perceberá a diferença.

Kommentare


bottom of page