top of page

4 gráficos sem firulas para você se inspirar

Se você precisa apresentar resultados, não tem jeito, usar gráficos nos slides vai ser inevitável. Mas não é por isso que sua apresentação precisa ser entediante!

4 gráficos sem firulas para você se inspirar
4 gráficos sem firulas para você se inspirar

Apresentações de resultados costumam ser entediantes por várias razões, mas principalmente se não forem objetivas, visuais e organizadas. Gráficos com informações que não são relevantes ou importantes para a mensagem da apresentação, por exemplo, são difíceis de entender e interpretar. E essa falta de clareza pode deixar o público confuso e distraído, tornando a apresentação menos eficaz. Mas o problema não são os gráficos!


Usar gráficos é importante na apresentação porque eles ajudam a visualizar e interpretar dados de maneira clara, fácil de entender e atraente. Gráficos tornam informações complexas mais acessíveis e permitem que os dados sejam comparados e analisados de maneira rápida e eficiente.


Além disso, os gráficos também podem ser mais atraentes e memoráveis do que texto simples, o que ajuda a fixar a informação na mente do público. Se bem feitos, os gráficos podem ajudar a manter a atenção do público e tornar a apresentação mais dinâmica e agradável de se assistir, principalmente em uma apresentação de resultados, que tradicionalmente costuma ter um volume alto de números e dados. Veja esse exemplo:

4 gráficos sem firulas para você se inspirar
Gráficos visuais para apresentação de resultados

Gráficos minimalistas (sem firulas, como carinhosamente chamamos no MINIMIZA | Apresentações Sem Firulas) são uma ótima maneira de apresentar informações densas. Há várias razões para usa-los, dentre as quais pode se citar:


  • Clareza: Gráficos sem firulas são fáceis de entender e permitem que as informações-chave sejam destacadas e facilmente assimiladas.

  • Foco: Gráficos sem firulas mantêm o foco na mensagem principal e evitam que o público se perca em detalhes irrelevantes.

  • Visual: Gráficos sem firulas são atraentes e esteticamente agradáveis, o que pode aumentar a retenção da informação e a eficácia da apresentação.

  • Eficiência: Gráficos sem firulas são versáteis e podem ser facilmente adaptados a vários tipos de apresentações, de modo que a informação seja apresentada de maneira eficiente sem perder tempo criando gráficos complexos.


Em resumo, usar gráficos sem firulas é uma boa escolha quando se deseja apresentar informações de maneira clara, concisa e atraente.


Aqui estão 4 gráficos sem firulas para você se inspirar!


Para você que se interessou em usar gráficos sem firulas, trouxemos 4 tipos de gráficos sem firulas para se inspirar e usar na sua próxima apresentação de resultados.


E no final temos um presente! Você poderá baixar o Manual de Gráficos Sem Firulas, nosso material gratuito desenvolvido para você aprender em apenas 3 passos como deixar seus gráficos mais amigáveis, fáceis de entender e relevantes para a sua audiência. Confira!


1. Dado em destaque


O gráfico de pizza é um clássico. Mas por que não dar uma nova cara pra ele e destacar aquele dado importante da sua apresentação?

4 gráficos sem firulas para você se inspirar
Gráficos minimalistas para apresentação de resultados

Para destacar um dado específico em um gráfico de pizza, você pode fazer a fatia correspondente a esse dado mais distinta, por exemplo, usando uma cor diferente. Isso permitirá que o dado em questão seja facilmente identificável e chame rapidamente a atenção dos espectadores do gráfico. Além disso, você também pode incluir um rótulo para identificar claramente o dado destacado.


2. Resultado X Meta


Outro clássico! Os gráficos de barras são usados para comparar valores entre grupos ou categorias, onde cada barra indica a dimensão do valor associado. Eles podem ser úteis para visualizar grandes quantidades de dados de forma clara e concisa.


Uma forma de facilitar ainda mais a compreensão e dar sentido aos valores apresentados é fazendo comparações realistas, como no exemplo realidade versus meta. Com uma rápida análise visual é possível compreender a mensagem do gráfico, tornando a apresentação muito mais eficaz e memorável.

4 gráficos sem firulas para você se inspirar
Gráficos minimalistas para apresentação de resultados

3. Linha de tendência


Similar ao gráfico de barra e com um nome bastante sugestivo, esse tipo de gráfico é ótimo para mostrar padrões tendências ao longo do tempo, trazendo previsibilidade futura com base nos dados que você já possui. Se você precisa apresentar dados quantitativos sobre vendas, produção, temperatura ou qualquer outro tema que envolva previsibilidade, não hesite em usar esse tipo de gráfico.

4 gráficos sem firulas para você se inspirar
Gráficos minimalistas para apresentação de resultados

4. Highlight em evidência


Gráficos com highlight em evidência são úteis para apresentar resultados que se destacam em relação aos outros dados. Eles são usados para chamar a atenção para um dado específico ou valor mais importante, tornando-o fácil de identificar e comparar o valor destacado com os outros valores.

4 gráficos sem firulas para você se inspirar
Gráficos minimalistas para apresentação de resultados

Use nossos exemplos para se inspirar!


Lembre-se de que cada apresentação é única e que pode ser necessário experimentar diferentes abordagens para encontrar o gráfico que funciona melhor para os seus resultados. Esses exemplos servirão como inspiração para você criar os seus próprios gráficos, adaptando-os conforme a necessidade da sua apresentação.


Tenha em mente que a chave para um gráfico sem firulas é a clareza e a simplicidade. Evite sobrecarga de informações e mantenha o gráfico mais simples possível para garantir que sua apresentação seja efetiva e fácil de entender.


Baixe o Manual dos Gráficos Sem Firulas!


Criar gráficos como esse é mais simples do que você imagina!

São apenas 3 passos para seguir (aqui é tudo sem firulas, né?).


No Manual do Gráfico Sem Firulas você vai entender o passo a passo que usamos para criar slides com gráficos e deixá-los mais amigáveis, fáceis de entender e que seja relevante para sua audiência. Além disso, você vai entender qual tipo de gráfico usar para cada situação para conseguir transmitir a mensagem da maneira correta. Clique aqui e baixe gratuitamente o material.


Comentarios


bottom of page