• MINIMIZA | Apresentações sem firulas

3 formas criativas de usar listas na sua apresentação



Em algum momento você já precisou usar uma lista na sua apresentação, acertei?

Foi uma lista com bullet points, como essa?




Essa não foi uma boa ideia! Sabe por quê?


Esse recurso, apesar de simples e fácil de usar, possui dois grandes problemas:


1. Não são visuais; e

2. Não contam uma história.


Usar bullet points em excesso faz com que a apresentação fique cansativa e monótona. E, além de dificultar que o público preste atenção, dificulta para que ele se lembre do foi apresentado. Afinal, os bullet points são pouco visuais e não despertam nenhum interesse no seu público.


Sem falar que o modelo de slide título + bullet points já está bem saturado, PPTeiro. Então usando esse tipo de lista sua apresentação vai ficar mais do mesmo e será muito difícil de você se diferenciar.


Por isso, explorar recursos visuais é uma alternativa muito mais criativa para apresentar suas listas. Sua audiência irá prestar mais atenção no seu conteúdo e lembrar do que você apresentou. Além, é claro, de deixar seus slides bem mais bonitos, visuais e com um aspecto profissional.


Pra te ajudar, preparamos uma lista com 3 formas muito criativas de você trocar os bullet points da sua apresentação, vamos conhecer?


1. Ícones


Não poderíamos começar essa lista por outro item senão os nossos queridinhos: os ícones.


Ícones são imagens minimalistas, bastante visuais e você consegue encontra-los gratuitamente em diversos sites. O nosso preferido é o The Noun Project.


2. Imagens


Você já ouviu falar que uma imagem vale mais que mil palavras, não ouviu?! Nos slides esse ditado vale também. Imagens são recursos visuais excelentes para você criar suas listas, veja esse exemplo:


3. Linha do tempo


Quem nunca usou bullet points para organizar a sequência dos conteúdos que iria abordar?! Que tal se essa lista fosse trocada por uma linha do tempo muito mais visual e interessante para o público?


Essas 3 formas vão ajudar a deixar a apresentação mais visual e, o melhor de tudo, vai fazer com que você deixe esse modelo de slide que já está padronizado em nossa cabeça da audiência (título + bullet points).


E se você não sabe como fazer uma linha do tempo no PowerPoint, Breno Vargas, cofundador do MINIMIZA | Apresentações Sem Firulas preparou um vídeo te ensinando o passo a passo para fazer uma linha do tempo igual a que mostramos no item 3 deste texto. Assista: