• MINIMIZA | Apresentações sem firulas

3 erros comuns em apresentações corporativas

Vai fazer uma apresentação para seu time, chefe ou cliente? Apresentamos 3 erros comuns, mas que você não deve cometer se deseja mandar bem em uma apresentação corporativa. Vamos conhecer!


Marcou uma apresentação com sua equipe, uma reunião com seu chefe ou vai apresentar o projeto para um possível cliente... tome cuidado com esses três erros comuns em apresentações corporativas e que você não deve cometer se deseja se sair bem nas suas apresentações. Veja cada um deles e descubra como você pode evita-los:


1 – Estourar o tempo da reunião


Um erro comum é confundir o tempo da reunião com o tempo disponível para sua apresentação. Delimite o tempo disponível com seu time e programe-se para ocupar apenas uma parte desse tempo apresentando. Podem surgir imprevistos que tomarão parte do tempo da sua reunião. Momentos para perguntas e debates, por exemplo, são proveitosos para sua apresentação, e por isso devem ser considerados em seu planejamento. Portanto, organize-se para incluir esses momentos na sua apresentação.


2 – Não definir o público-alvo


Dos estagiários ao presidente, existem diferentes perfis de colaboradores em uma empresa. Você sabe para qual deles irá falar?


Em apresentações corporativas podemos ter colaboradores de diferentes níveis hierárquicos como público. Tome o cuidado para não falar apenas com um determinado grupo e excluir outros da sua apresentação. Alinhe seu discurso para contemplar todos os ouvintes.


Outro problema é direcionar a sua apresentação aos seus superiores, por exemplo, e esquecer do público hierarquicamente abaixo de você. Cuidado, esse pode ser um tiro no pé! Muitas das ações que podem surgir da sua apresentação poderão ser executadas por estagiários e/ou trabalhadores de níveis abaixo do seu. Desta forma, é essencial que todos compreendam o seu conteúdo para colocar em prática. Portanto, nada de focar apenas no seu chefe durante a apresentação!


3 - Excesso de confiança


Apresentar para pessoas que trabalham e convivem com você todos os dias pode lhe dar a falsa sensação de segurança, fazendo com que você menospreze a importância de se planejar, ensaiar e, até mesmo, propor estratégias para inovar na sua apresentação. Por mais que seu público já te conheça, não deixe o excesso de confiança te impedir de fazer uma boa apresentação e passar uma boa impressão na empresa.


Esses são três erros comuns de se ver em apresentações corporativas. São erros simples que surgem por meio da falta de planejamento da apresentação. A boa notícia, no entanto, é que esses erros podem ser evitados através de um planejamento bem elaborado da sua apresentação.


Pensar nesses três erros antes de criar uma apresentação minimiza a chance de erros maiores ao apresentar, como ultrapassar o tempo disponível ou discursar de modo que seu público não compreenda, por exemplo, o que não pode ocorrer de maneira alguma em uma apresentação.


Nossa sugestão é o e-note MINIMIZA, um material gratuito que criamos para ajudar você no planejamento e roteiro da sua próxima apresentação. Baixe o seu gratuitamente clicando aqui.