• MINIMIZA | Apresentações sem firulas

3 detalhes que destroem sua apresentação

No texto de hoje apresento 3 detalhes simples, mas que podem evitar imprevistos e garantir que tudo ocorra bem na sua apresentação. Vamos lá?


O roteiro deve ser pensado, os slides precisam ser bem montados, a oratória precisa ser treinada e vários outros pequenos detalhes precisam ser pensados para que tudo ocorra bem. São fatores que, se não planejados, podem geram imprevistos que interrompem seu raciocínio em um momento importante da apresentação.


Por isso, na sua próxima apresentação tome cuidado com:


1. Roupas desconfortáveis


Sapato e roupa desconfortável para se mostrar profissional na apresentação não é uma ideia tão boa quanto você pensa. Se sua vestimenta estiver incomodando, isso vai tirar sua atenção neste momento tão importante. E é aí que o tiro sai pela culatra. Se a sua intenção era parecer mais profissional por usar um terno ou salto, você irá transparecer pouco profissional por perder o foco durante a apresentação.


2. Efeitos fora de hora


Quanto mais firula, mais chances de dar problema. É por isso que exagerar em efeitos como animações e transições, por exemplo, podem te colocar em uma situação de risco durante a apresentação.


Se um powerpoint desformatado desestabiliza muita gente, imagine um efeito especial que sai fora de hora?! Não há apresentador que não se abale. Então use animações e transições para somar à sua fala, ajudar seu púbico a acompanhar seu discurso e não para interromper seu raciocínio e atrapalhar sua performance na apresentação.


3. Estourar o tempo disponível


O tempo das pessoas é precioso. Então, além do seu público detestar que você roube o tempo delas, soa pouco profissional estourar o tempo disponível para sua apresentação. Afinal, você não planejou sua apresentação? Não se programou no tempo? Não ensaiou?


E não adianta correr para terminar logo! Você ficará nervoso, seu público dificilmente irá te acompanhar, e o fechamento (e também a parte mais importante) da sua apresentação não será nada mais que slides que ninguém entendeu. Por isso a dica é ensaie sabendo o tempo que você tem, sem correr e sem deixar nenhuma informação de fora.


Os 3 detalhes apresentados são situações comuns de acontecer em apresentações, mas que podem ser evitados com planejamento e uso adequados dos recursos e ferramentas disponíveis. Tomar esses cuidados ajudará na sua performance e te mostrará como um apresentador bem mais profissional para seu público.


Mas MINIMIZA, planejei tudo e deu erro, o que fazer?


Calma PPTeiro! São situações que podemos atuar para evitar, mas ninguém está livre de acontecer. Se ocorrer algum imprevisto, mantenha a calma para não perder o controle.


No vídeo 3 formas de diminuir o nervosismo antes de falar em público, Laís Vargas, co-fundadora do MINIMIZA, compartilha técnicas que vão te ajudar a dominar o nervosismo ao apresentar. Assista: