• MINIMIZA | Apresentações sem firulas

15 ferramentas indispensáveis para o trabalho híbrido ou remoto

Empreender com um time totalmente remoto é um desafio para o MINIMIZA, e para isso algumas ferramentas se tornaram indispensáveis. Neste texto, vamos destacar 5 ferramentas que usamos diariamente (e, ao final, preparamos um Guia com 15 ferramentas para deixar seu trabalho à distância mais fluido, que você poderá baixar gratuitamente). Vamos conhecer?


Nos últimos anos grande parte dos profissionais foi forçado a trabalhar em casa enquanto vivíamos momentos de angústia e incertezas.


Infelizmente, grande parte dessas pessoas ficou com a sensação de que trabalhar remotamente era limitado ao “home office”, mas o trabalho remoto é sobre conseguir trabalhar de qualquer lugar que você estiver.


Com as empresas voltando ao presencial, muitas adotaram o modelo híbrido: alguns dias da semana os colaboradores precisam ir até o escritório e, nos demais, podem trabalhar remotamente.


No MINIMIZA | Apresentações sem firulas, sempre fomos 100% remoto e hoje nosso time trabalha de 3 estados diferentes. Não temos escritório físico - e nem pretendemos - mas há muitos desafios nesse modelo:

  1. A comunicação deve ser precisa (dica: peque pelo excesso);

  2. Entender o horário que cada membro do time é mais produtivo (e respeitar isso);

  3. Deixar claro quais são os resultados esperados de cada um na semana e no mês para alcançarmos juntos as metas anuais;

  4. Evitar o microgerenciamento (dica: contrate pessoas melhores que você, confie nelas e cobre resultados).

Esses são apenas alguns desafios, mas nesses mais de 4 anos empreendendo com um time totalmente remoto, elaboramos um Guia de Ferramentas para o Trabalho Remoto com 10 ferramentas (+5 ferramentas bônus) para profissionais CLT, estagiários, empreendedores, autônomos, freelancers etc.


Neste texto serão destacadas 5 ferramentas que usamos todo santo dia (sem exceção) e, ao final, você vai conseguir fazer o download gratuito do Guia completo!


1. Mokaly


É o nosso escritório virtual, onde fazemos reuniões, enviamos arquivos, conversamos no chat (por escrito ou áudio) e conseguimos visualizar quem do time está disponível naquele momento para falar. Com essa ferramenta evitamos o uso do WhatsApp, do Zoom e do Slack.


Lembre-se: quanto menos ferramentas você usar, melhor para gerenciar o trabalho remoto.


Seu layout é diferenciado é traz a sensação de escritório mesmo, onde cada um tem sua sala, podemos usar salas de reunião para falar com alguém do time ou com clientes, dá pra fazer um “break" e até ficar na “bolha”: sala que mostra que você está hiper-focado em uma tarefa e não pode ser interrompido.


2. Asana


Em 2020 substituímos o Trello pelo Asana e foi a melhor coisa que fizemos! Ao contrário do Trello, que permite apenas uma visualização no estilo kanban, no Asana podemos visualizar em formato de lista, calendário, o próprio kanban e até cronograma (este último na versão paga).


Até hoje usamos a versão gratuita e nos atende super bem! Para times até 15 pessoas você consegue utilizar sem pagar nada.


Além disso, não há limite de projetos a serem criados na versão gratuita, ao contrário do Trello. Atualmente usamos para gerenciar todos os projetos do MINIMIZA, lançamentos de cursos, planejamento de posts nas redes sociais e até controle financeiro.


3. Notion


O Notion é a nossa “casa virtual” e onde registramos absolutamente tudo que acontece na empresa! Desde o histórico ano a ano, até detalhes de cada produto, serviço e todos os processos da empresa.


É uma ferramenta linda! Apesar de não ser tão intuitiva, dá pra fazer de tudo no Notion, mas escolhemos focar em registrar cada processo e ser o Onboarding de novos colaboradores do MINIMIZA. Quando chega alguém no time, a primeira missão é ler o Notion inteiro!


Inclusive, Laís Vargas, cofundadora do MINIMIZA gravou um vídeo mostrando como é o Notion do MINIMIZA por dentro. Clique aqui para assistir (mas depois volta para fazer o download gratuito do Guia de Ferramenta, rs).


4. Pipedrive


Fizemos um investimento no início deste ano adquirindo o Pipedrive, plataforma de vendas e CRM com o objetivo de estruturar de forma mais profissional nossa área comercial. Essa é uma ferramenta exclusiva para quem é SDR, Closer, Vendedor, Executivo de Vendas, Gerente Comercial ou Diretor Comercial.


Nele é possível integrar e-mails na própria ferramenta, programar os próximos passos com cada cliente, entender em qual fase está cada negociação, ter previsões de faturamento mensal e gerar relatórios para análises.


5. Conta Simples


É o nosso banco digital, exclusivo para pequenos e médios negócios. Depois de ter um stress enorme com um banco digital e fazer um post no LinkedIn, o fundador do Conta Simples nos chamou no inbox e apresentou a startup dele. De forma impressionante, abrimos a conta sem burocracias em apenas 5 minutos e, alguns dias depois, o cartão físico chegou.


Se você é empreendedor, tenho certeza que o Conta Simples é a melhor opção!


Já testamos vários bancos digitais PJ e nenhum chega perto do que o CS entrega, seja no mobile ou na versão desktop.


O Time MINIMIZA preparou um Guia de Ferramentas para o trabalho remoto!


Para fazer o download gratuito, clique aqui, preencha seus dados e conheça 15 ferramentas que recomendamos para deixar seu trabalho à distância mais fluido.


Esse guia é ideal para:

  • Profissionais CLT

  • Empreendedores

  • Autônomos

  • Freelancers